Título: “Vamos por Más”: Mocha Celis na experiência educacional das travestis e transexuais
Autor: Luana Pagano Peres Molina
Sinopse: No Brasil vemos alarmantes dados que mostram uma escalada na violência e no assassinato das populações trans (travestis, transgêneros e transexuais). As políticas públicas dos diferentes governos que passaram pelo país, movendo-se por ideologias ditas de direita e de esquerda, fizeram pouco ou nada para mudar tal cenário. "Geni e o Zepelim" é uma canção brasileira composta em 1978 pelo compositor brasileiro Chico Buarque para fazer parte do musical Ópera do Malandro. A personagem Geni é descrita como sendo uma travesti constantemente hostilizada por sua comunidade, “que dá para qualquer um”, que é “feita para apanhar” e “boa para cuspir”. O bordão da música: “Joga pedra na Geni” tornou-se bastante conhecido do cancioneiro popular e é repetido jocosamente sempre que se fala de alguém que é alvo de execração pública. Quarenta anos depois a situação continua a mesma e o bordão é uma descrição bastante atualizada para a violência física e psicológica sofrida pela comunidade trans no Brasil. E o espaço escolar, que deveria ser um espaço de mudança desta história por meio da educação para a cidadania, é justamente um dos espaços no qual esta violência mais se manifesta submetendo as pessoas trans à invisibilidade, à violência e à evasão. Enquanto isso, no país vizinho, parece que alguns passos no respeito à cidadania dessa comunidade excluída se consolidam. “Vamos por más” é o bordão argentino escolhido pela pesquisadora Luana Molina para mostrar justamente a resistência da comunidade vizinha. O trabalho da autora descreve sua imersão apaixonada na comunidade trans do Bachillerato Popular Mocha Celis, criado em 2012, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, como forma de resgatar por meio da educação os direitos de cidadania das pessoas trans. Um trabalho etnográfico cuidadoso e corajoso que com certeza poderá inspirar experiências similares no Brasil. A escrita da autora, apaixonada, e ao mesmo tempo crítica, nos convida a olhar com mais interesse as experiências ed[...]
Editora: EDITORA CRV
Páginas:
Ano: 2018-01-01
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8544421652
ISBN13: 9788544421659
Informações do autor não encontradas.