Título: Universidade Contemporânea. Políticas do Processo de Bolonha
Autor: Elisabete M. de Aguiar Pereira
Sinopse: Este livro sobre as atuais políticas de educação superior da Europa conhecidas como Processo de Bolonha traz importantes textos tanto da perspectiva de autores europeus que as estão vivenciando como de autores brasileiros apresentando uma análise crítica de seus princípios objetivos e compromissos políticos. O livro assume importância uma vez que o Processo de Bolonha abrange atualmente 45 países. O texto interessa a todo estudioso ou professor universitário que deseja conhecer questões implicadas tanto na estrutura das instituições de educação superior como no desenvolvimento curricular destas. A intenção de publicar um livro sobre a política da educação superior europeia foi a de possibilitar ao público brasileiro um contato mais sistematizado com o denominado Processo de Bolonha ao qual se integram 45 países europeus. Os capítulos aqui reunidos apresentam debates sobre essa política que de uma forma ou outra está modificando a estruturação da educação superior das instituições e dos currículos de todas as universidades europeias. O Processo de Bolonha tem uma perspectiva político-educativa com a formalização de um sistema europeu de ensino superior que vai para além das questões pedagógicas e curriculares. O sistema tem seu marco oficial na Declaração de Bolonha de Junho de 1999 e seus princípios estão assentados na ideia base de ser um sistema flexível que permita a mobilidade de estudantes e docentes entre os países pertencentes à Comunidade Europeia e a de instituir um diploma de graduação reconhecido em todos os países membro. A proposição desse sistema suscitou muitas discussões em torno das questões sobre universidade sobre seu papel sobre as próprias condições de mobilidade e sobre as formas de estruturar o currículo universitário. Este último tem merecido especial debate. O entendimento curricular é o de uma arquitetura regida por homogêneos princípios de formação e de tempo acadêmico com a finalidade de ser possibilitado o reconhecimento dos diferen[...]
Editora: Mercado de Letras
Páginas:
Ano: 2009
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8575911074
ISBN13: 9788575911075
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