Título: Tannod
Autor: Andrea Maria Schenkel
Sinopse: Um romance perturbador. A estreia literária de Andrea Maria Schenkel apresenta uma forma original e inquietante de lidar com o crime, suas raízes e consequências. Sucesso de público e de crítica — foi o vencedor do Deutschen Krimi Preis e do Frierich-Glauser-Preis —, Tannöd é um noir distinto, sem detetives ou força policial. As testemunhas conduzem a trama.
Schenkel consegue renovar o gênero nesta história baseada em um caso real: o assassinato, a golpes de picareta, de um fazendeiro, sua mulher, filha, netos e empregada, no interior da Alemanha pós-guerra. Com uma estrutura bem diferente, a atmosfera e o estilo desta obra trazem uma abordagem de documentário à trama. O narrador não toma parte na ação e o livro é entrecortado por testemunhos, flashes desta isolada comunidade rural: eventos, pessoas e relacionamentos.
Gradualmente, na posição privilegiada de saber mais do que qualquer dos personagens, o leitor reúne informações sobre o que realmente aconteceu nesta povoação inóspita, onde o tempo parece estagnado. Os segredos escondidos em uma sociedade repleta de culpa e mágoa, extremamente hipócrita. E que emprestam à pequena aldeia uma qualidade universal.
O mais apavorante é acompanharmos o assassino passo a passo, sem conhecer-lhe a identidade. A ansiedade acompanha o leitor até o fim, desfazendo-se apenas quando o mosaico está completo. Tannöd é uma poderosa e sombria fábula sobre a capacidade humana para a violência. E sobre um mundo onde a gentileza — ou ausência desta — depende da humanidade em cada um.
Editora: Record
Páginas: 160
Ano: 2011
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8501084840
ISBN13: 9788501084842
Informações do Autor
Nome: Andrea Maria Schenkel