Título: Sardenha Como Uma Infancia
Autor: Elio Vittorini
Sinopse: O livro foi concebido como o diario de uma viagem a Sardenha, realizada por jornalistas e escritores, patrocinada pela revista Italia Letteraria. Vittorini arrebatou, junto com Virgilio Lilli, o primeiro premio. E possivel acompanhar num mapa como o autor esquadrinha a Sardenha, em seu trajeto pelo relevo peculiar da ilha do Mediterraneo, e com ela se confronta, ora de forma amorosa, ora agressiva, mas sempre provocante. O autor percorre a ilha, a partir da baia de Tavolara, de trem, de furgao e num vapor de carga, ate deixar a expedicao, no porto de Maddalena.
O diario de Elio Vittorini passa ao largo do monumental ou do historico, preferindo deter-se naquilo que mais o interessa, em cada ponto do caminho: o detalhe expressivo, a imagem-sintese, a figura humana que se mostra estranhamente reveladora, a emocao que aflora subitamente. O andamento breve desse registro quase cinematografico da ao relato um tom leve e contemporaneo.
Acompanha o texto um posfacio de Silvio Guarnieri, que comenta as filiacoes literarias de Vittorini, e como seu modo de escrever e sentir iriam reverberar na sua obra posterior. O ensaio critico mostra como a atitude do escritor diante das coisas, da natureza e dos homens, manifestada nesse pequeno livro de viagem, confirma sua confianca na vida, na beleza e na alegria de viver, presente em toda sua obra.
Editora: Cosac & Naify
Páginas: 128
Ano: 2011-01-01
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8575039644
ISBN13: 9788575039649
Informações do Autor
Nome: Elio Vittorini
Descrição: Escritor e editor de livros
Biografia: Elio Vittorini foi um escritor, editor e tradutor italiano. Contemporâneo de Cesare Pavese e voz influente na escola modernista literária, é conhecido por sua obra antifascista Conversazione in Sicilia, escrita entre 1938 e 1939, obra pela qual foi preso em 1941, ano da publicação.