Skip to content Skip to footer
Relações Com O Aprender No Ensino De Biologia Por Investigação

Título: Relações Com O Aprender No Ensino De Biologia Por Investigação

Autor: Guilherme Trópia

Sinopse: O Livro Relações Com O Aprender No Ensino De Biologia Por Investigação Lança Um Novo Olhar Sobre As Relações Dos Alunos Com O Aprender Nas Práticas De Ensino De Biologia Por Investigação, Vendo-os Como Produtores De Significados Dos Sentidos Atribuídos à Ciência Que Se Ensina Nas Escolas. Para Tal, A Obra Se Debruça Sobre Os Estudos Da Relação Epistêmica Com O Aprender De Bernard Charlot Que Discute Que O Aprender Pode Assumir Diferentes Significados Para Os Alunos, Sendo Elas: (a) Objetivação-denominação, Em Que Aprender Constitui Na Apropriação E Enunciação De Conteúdos Intelectuais; (b) Imbricação Do Eu, Na Qual O Aprender é O Domínio De Uma Atividade Que O Aluno Aprendiz Desempenha; (c) Distanciação-regulação, Em Que O Aprender Se Remete Ao Domínio De Relações Afetivas, Como Emoções, Sentimentos E Percepções Que O Aluno Estabelece A Fim De Construir Uma Imagem Reflexiva De Si E, Paralelamente, Uma Leitura Do Contexto Em Que Está Inserido. A Obra Faz Uma Investigação Dessas Formas De Relações Epistêmicas Com O Aprender A Partir De Observações De Aulas De Uma Professora Que Realiza O Ensino De Biologia Por Investigação E De Entrevistas Com Os Alunos. A Obra Aponta Que Diferentes Relações Epistêmicas Com O Aprender São Estabelecidas, Como Na Enunciação Dos Conteúdos Biológicos, No Domínio De Atividades Investigativas Das Ciências Biológicas E Na Relação Reflexiva Sobre Si Próprios E A Sociedade. As Relações Com O Aprender Estabelecidas Pelos Alunos Privilegiam Concepções Da Atividade Investigativa Como Execução De Atividades Experimentais De Forma Empírica, Objetiva E Afastada Das Relações E Implicações Com A Sociedade. No Entanto, Os Sentidos Atribuídos Ao Aprender Devem Superar A Concepção Neutra Da, Promovendo Reflexões Sobre Relações Entre Ciência E Sociedade Que São Fundamentais Para As Relações Dos Alunos Com O Aprender Biologia Por Investigação. A Leitura Deste Livro Ajuda A Refletir Sobre Uma Importante Lacuna Que Existe Nos Estudos Que Tratam Do Ensino De Ciências Por Investigação E Que, Talvez, Esteja Passando Desapercebida Pelos Professores: A Relação Com O Saber Que Os Alunos Estabelecem Quanto Ao Ato De Aprender Ciências. É Preciso Estar Atento Aos Significados Que Os Alunos Atribuem àquilo Que é Ensinado!

Editora: Editora Appris

Páginas: 99

Ano: 2021

Edição:

Linguagem: pt

ISBN: 6558202212

ISBN13: 9786558202219

Informações do autor não encontradas.

E-mail
Password
Confirm Password
0
    0
    Seu Carrinho
    Carrinho VazioContinue Comprando