Título: Referenciais Epistemologicos: A Formacao Pedagogica dos Professores da Educacao Basica
Autor: Fernando Guidini
Sinopse: O Livro De Fernando Guidini Apresenta Um Estudo Original Sobre Os Referenciais De Conhecimento Estruturantes Da Formação Pedagógica Dos Professores Da Educação Básica. Descobrir Quais São Esses Referenciais é O Desafio Desta Obra. Para Tanto, O Autor Articula Dimensões Da Prática Pedagógica Desenvolvida Na Escola E Da Formação Pedagógica Recebida No Curso De Licenciatura. Compreendendo A Teoria Como Expressão Da Prática, O Livro Inicialmente Dialoga Com Os Campos Do Conhecimento, Das Políticas E Da Formação De Professores. Dando O Passo Para Além Das Práticas Pedagógicas Teóricas, Guidini Propõe Uma Via Metodológica De Pesquisa Que Congrega Problematização, Descrição, Explicação, Compreensão E Sistematização Coletiva Desse Mesmo Conhecimento. Dessa Forma, A Prática Pedagógica é Analisada Em Três Níveis De Reflexão: Os Saberes Experienciais Docentes, Os Conhecimentos Experienciais Docentes E Os Referenciais Epistemológicos Formativos De Professores. Subjaz A Esse Movimento O Princípio Da Prática Pedagógica Experienciada, Do Qual Decorrem Referenciais Embasados Naquilo Que é O Mais Específico Da Profissionalização Docente: A Realidade Da Escola De Educação Básica, Seus Sujeitos E Suas Expressões Cotidianas. O Que Resulta Desta Obra é Uma Séria Contribuição Sobre Os Processos De Formação Docente, Discorrendo Sobre As Relações Entre Escola E Licenciatura, Problemas Decorrentes E Possíveis Relações. Pela Vivência Dos Professores Da Educação Básica, Os Referenciais Epistemológicos São Apresentados Como A Síntese De Um Processo Dialético, Situando A Teoria Elaborada No Marco Da Prática Social E Abrindo Novas Perspectivas Para Além Da Reprodução Contínua De Saberes E Conhecimentos.
Editora: APPRIS EDITORA
Páginas: 338
Ano: 2016-01-01
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 8547303170
ISBN13: 9788547303174
Informações do autor não encontradas.