Título: Recordacoes do Escrivao Isaias Caminha
Autor: Lima Barreto
Sinopse: Filho de uma escrava liberta e um tipografo, Lima Barreto nunca teve em vida o reconhecimento que a sua obra merecia. Isso talvez se justifique, ao menos em parte, pela repercussao de Recordacoes do escrivao Isaias Caminha na sociedade carioca. Ao ambientar o personagem numa redacao de jornal, Lima Barreto trata de maneira impiedosa a classe jornalistica, que respondeu aos insultos banindo o autor da imprensa carioca. E, embora tenha sido publicada em 1909, em meio ao otimismo pos-Lei Aurea, a historia de Isaias mostra um cotidiano bastante cruel para os negros. O jovem e culto e inteligente mas isso nao basta para que ele seja inserido na sociedade, pois sera esmagado pelo preconceito racial.
Resgatando a atualidade de Lima Barreto sob o vies da critica literaria, Alfredo Bosi defende na introducao do livro que Recordacoes e um dos grandes romances da literatura brasileira.
Essa edicao traz tambem um prefacio de Francisco de Assis Barbosa, historiador que fez um importante estudo sobre o autor, valendo-se de dados biograficos e contextualizando o livro a epoca em que foi publicado. E, ainda, mais de cem notas elaboradas por Isabel Lustosa, que comenta fatos historicos e nos revela quem eram as pessoas e os lugares retratados no livro.
Editora: Penguin-Companhia
Páginas:
Ano: 2010-01-01
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8563560077
ISBN13: 9788563560070
Informações do Autor
Nome: Lima Barreto
Descrição: Jornalista e escritor brasileiro
Biografia: Afonso Henriques de Lima Barreto foi um jornalista e escritor brasileiro. Publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX.