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Psicologia, Educação Profissional e Subjetividade. Análise da Docência e das Políticas Públicas a Partir da Clínica da Atividade

Título: Psicologia, Educação Profissional e Subjetividade. Análise da Docência e das Políticas Públicas a Partir da Clínica da Atividade

Autor: João César Fonseca

Sinopse: A Editora CRV lança, com esta obra de João César, um livro de inestimável interesse, não só para educadores, mas para todos os estudiosos e atores sociais engajados na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a educação básica. A pesquisa empreendida pelo autor focaliza os educadores que atuam na formação profissional de curta duração. Reafirmando a importância crucial da formação de jovens vivendo em condições de vulnerabilidade social, João César se interrogou, com a sensibilidade e a curiosidade necessárias ao verdadeiro pesquisador, sobre as condições vida e de trabalho dos formadores desses jovens. Ele pesquisou cinco programas de Educação Profissional desenvolvidos por diferentes instituições (ONG’s e poder público municipal), na região metropolitana de Belo Horizonte. Uma novidade desta pesquisa reside em seus pressupostos teórico-metodológicos. Eles são tomados basicamente da Psicologia do Trabalho de inspiração vygotskiana, ou seja, da elaboração teórica e dos procedimentos de pesquisa que Yves Clot denomina Clínica da Atividade. Esta permite, com efeito, o recurso a técnicas originais de observação e coleta de dados. Assim, além de entrevistas e de farta pesquisa documental, João César serviu-se do registro, em vídeo, da atividade dos trabalhadores/educadores. A posterior análise desse material foi feita pelos próprios sujeitos da pesquisa (autoconfrontação direta) ou por seus colegas/pares (autoconfrontação cruzada).

Editora: CRV

Páginas:

Ano: 2010

Edição:

Linguagem: pt-br

ISBN: 856248055X

ISBN13: 9788562480553

Informações do autor não encontradas.

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