Skip to content Skip to footer
Psicologia da Educação. A Observação Científica Como Metodologia de Estudo

Título: Psicologia da Educação. A Observação Científica Como Metodologia de Estudo

Autor: Silvia Perini

Sinopse: A obra de Silvia Perini reflete, sem dúvida, seu ensino nos cursos de pós-graduação da Universidade de Pádua, em que procura despertar nos doutorandos o gosto pela observação e pesquisa científica, que estão na base da moderna psicologia experimental e que se procura utilizar na formulação de uma teoria do aprendizado capaz de orientar o trabalho na escola. Depois de um primeiro capítulo sobre a origem e a história da disciplina que se veio a denominar "psicologia da educação", entendendo- se psicologia no sentido da psicologia experimental, a autora ingressa pela via do comportamentalismo e entende a aprendizagem como resultado da interação entre o educando e o meio em que é educado, estudando em seguida os diversos aspectos do processo educativo de desenvolvimento e procurando situar o alcance exato e os resultados da intervenção educativa. Todo o trabalho, porém desenrola-se em uma perspectiva filosófica, expressa em duas frases, inseridas no início e no fim da obra. Em exergo relembra a autora que "Kierkegaard escreveu no seu diário que em sua lápide gostaria de ter gravadas apenas estas duas palavras: Aquele indivíduo. E se educar significasse extrair de cada ser humano o indivíduo - aquele que não pode ser dividido -, para garantir-lhe dignidade pessoal?".

Editora: Paulinas

Páginas:

Ano: 2000

Edição:

Linguagem: pt-br

ISBN: 8535612254

ISBN13: 9788535612257

Informações do autor não encontradas.

E-mail
Password
Confirm Password
0
    0
    Seu Carrinho
    Carrinho VazioContinue Comprando