Título: Pesadelo Na Neve
Sinopse: Entre Linhas Mistério Pesadelo na neve Graziela Bozano Hetzel Projeto de trabalho interdisciplinar Guia do professor Este projeto tem como objetivo levar os alunos a refletir sobre um tema que permeia a obra Pesadelo na neve: a diferença entre fato (aquilo que é real) e suspeita (aquilo que é incerto). As atividades aqui sugeridas estão divididas em três partes. A primeira se destina a motivar os alunos para a leitura integral do livro. A segunda pretende levá-los a discutir e a ampliar seus conhecimentos acerca do tema em questão. A terceira parte consiste na criação e na apresentação de uma novela de mistério radiofônica. Motivação para a leitura 1. Exiba aos alunos na sala de aula ou, se a escola tiver, na sala de vídeo, o filme Rashomon (Japão/1950/Tocantins), de Akira Kurosawa, em que um crime é contado sob diferentes pontos de vista, por quatro testemunhas, sem que, no entanto, uma versão desminta a outra. Caso tenha dificuldades para encontrar o filme proposto, uma outra sugestão é As duas faces de um crime (EUA/1996/CIC Vídeo), de Gregory Hoblit, em que um ambicioso advogado defende um rapaz acusado de assassinar o arcebispo de Chicago. Trata-se de um caso de dupla personalidade que surpreende pelo desfecho inesperado. Se ficar com esta opção, faça ligeiras adaptações nas questões 2 e 4, de acordo com a trama da história. 2. Converse com os alunos sobre o filme. Peça a opinião deles a respeito e deixe-os falar à vontade. A seguir, defina com os alunos o que são fatos e o que são suspeitas, confirmando no dicionário as conclusões a que chegaram. Pergunte-lhes se, no decorrer do filme, levantaram suspeitas sobre as versões que foram mostradas e se ficaram satisfeitos com os fatos apresentados. 3. Solicite aos alunos que leiam o livro Pesadelo na neve, prestando atenção especial nos pontos ressaltados na conversa sobre o filme. Do texto ao contexto 4. Promova uma discussão em sala de aula, perguntando aos alunos quais são as semelhanças e as diferenças ent[...]
Editora: Atual Didático
Páginas:
Ano:
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8535706100
ISBN13: 9788535706109