Skip to content Skip to footer
Pentágono da Estratégia Empresarial. As Cinco Visões da Estratégia

Título: Pentágono da Estratégia Empresarial. As Cinco Visões da Estratégia

Autor: Oderlene Vieira De Oliveira, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte

Sinopse: Explicar Como E Por Que As Empresas Apresentam Desempenho Superior Em Relação à Média Da Indústria A Que Pertencem, E Ainda Medir O Posicionamento Estratégico Entre Elas Tem Sido Objeto De Investigação Do Campo Da Estratégia Empresarial. No Esforço De Estruturar Um Framework Contendo As Dimensões Intervenientes Para A Explicação Desse Fenômeno, Peng Et Al. (2009) Propuseram O Tripé Da Estratégia, O Qual Inclui Duas Visões Tradicionais Da Academia Que Suportam A Estratégia E A Performance. A Visão Baseada Em Indústrias E A Visão Baseada Em Recursos, Com A Adição De Mais Uma Perspectiva, A Visão Baseada Em Instituições. Entretanto, Com Base Na Observação E Investigação Da Evolução Dos Estudos No Campo Da Governança Corporativa E Na Linha De Cenários (estudos Do Futuro), Além Do Entendimento Da Complexidade Do Modelo De Gestão Nas Empresas De Capital Aberto Listadas Em Bolsa, Oliveira E Forte (2017) Questionam Quais As Perspectivas Que Apoiam A Estratégia Da Empresa Que é Dirigida E Controlada Pelo Sistema De Governança Corporativa, Buscando Explicações E Validações Para A Possível Edição Do Framework Do Tripé Da Estratégia De Peng Et Al. (2009). Com Base Em Metodologia Qualitativa, Realizou-se Uma Exaustiva Investigação Do Estado Da Arte Da Governança Corporativa, De Cenários E Das Dimensões Que Compõem O Tripé Da Estratégia, Acrescida De Consultas Exploratórias E Definitivas A 17 Especialistas Estrangeiros E Brasileiros Nos Campos Citados Anteriormente. Para O Arremate Da Realidade Presente Nas Empresas Que Adotam Modelo De Gestão De Governança Corporativa No Brasil, Pesquisaram-se, Ainda, As Cinco Empresas Brasileiras Com Mais Valorização Nas Bolsas Latino-americanas Em 2012, Para, Assim, Entender Esses Fenômenos No Processo Estratégico. Como Conclusão, Preconiza-se Uma Adição Ao Tripé Da Estratégia, Evoluindo Com Esta Pesquisa Para O Pentágono Da Estratégia Empresarial, Composto Por Cinco Visões: Visão Baseada Em Indústrias, Visão Baseada Em Recursos, Visão Baseada Em Instituições, Visão Baseada Em Governança Corporativa E Visão Baseada Em Cenários.

Editora: Appris

Páginas: 221

Ano:

Edição:

Linguagem: pt-br

ISBN: 8547311165

ISBN13: 9788547311162

Informações do autor não encontradas.

E-mail
Password
Confirm Password
0
    0
    Seu Carrinho
    Carrinho VazioContinue Comprando