Skip to content Skip to footer
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO EM PERSPECTIVA: legado para uma educação humanizadora

Título: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO EM PERSPECTIVA: legado para uma educação humanizadora

Autor: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon (Org.)

Sinopse: A Pedagogia do oprimido, de Paulo, superou todas as experiências brasileiras, e mesmo mundiais, em favor dos oprimidos, até então conhecidas porque uniu como ato indissolúvel, que na realidade é, a questão política das reivindicações de classe com a necessidade do ato de escolarizar-se, de educar-se. Foi mais além: deu foro político ao campo educativo [...]. Enfim, criou dentro e a partir da dinâmica sócio-histórico-cultural uma teoria do conhecimento dialógico-libertadora. Proclamou, assim, a dialeticidade e a politicidade do ato de educar. Reconheceu como necessária ao ato de educar a amorosidade. Culminou seu sonho possível na crença de que homens e mulheres novos poderão estabelecer, em união, a democracia. Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire) A pedagogia do oprimido é um projeto de libertação maior, que não caberia num único livro. Ela precisa ser desdobrada, realizada, irradiada, "corporificada", na expressão de Freire. Como é uma pedagogia da insurgência, os movimentos de resistência e luta vão criando outras pedagogias possíveis, contra-hegemônicas, como ele mesmo o fez: pedagogia da esperança, pedagogia da pergunta, pedagogia da autonomia etc. Nesse sentido, os ensaios que compõem este livro podem ser considerados como novos capítulos dessa pedagogia. Moacir Gadotti

Editora: EDITORA CRV

Páginas:

Ano: 2016-01-01

Edição:

Linguagem: pt-br

ISBN: 8544428134

ISBN13: 9788544428139

Informações do autor não encontradas.

E-mail
Password
Confirm Password
0
    0
    Seu Carrinho
    Carrinho VazioContinue Comprando