Título: Pedagogia do Destino: Um Estudo Etnográfico
Autor: Maria Cristina Schefer
Sinopse: Conforme Bauman (2008, p.83), âno funcionamento cotidiano da madura sociedade de consumidores de nossos dias, os direitos da criança e os direitos do cidadão são baseados na capacidade genuÃna do consumidor competente e a ela se sobrepõemâ (grifos do autor). Infelizmente, este estudo mostra isso â a instituição escolar como âsubsistema, sublugarâ (SANTOS, 2009) da estrutura que garante a ordem capitalista e que, desse modo, institui em seu processo educativo a lógica hierárquica da seleção humana para uma vida (in)digna. Este estudo, do âtipo etnográficoâ, descreve as relações perifÃricas que garantem um processo excludente numa escola de periferia na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Demarca um espaço, um ânão-lugar escolarâ que não permite identificações, vÃnculos, nem coerência com uma âproposta pedagógica democráticaâ, e que legitima a opressão em seu interior. Atos administrativos âlÃcitosâ reúnem, na âperiferia das periferiasâ, os profissionais que as escolas centrais, destinadas aos filhos dos homens de bem, não querem e descartam. Nesse sentido, citam-se profissionais com doenças crônicas, depressão, deficiência, LGBTs e negros. Este estudo recebeu menção honrosa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NÃvel Superior (CAPES) e da Fundação Carlos Chagas em 2016. Está escrita representa aquilo que muitos percebem e poucos enunciam: há um processo educativo empobrecido para crianças pobres, e ele ocorre porque aqueles que deveriam evitar isso preferem omitir-se. São essas decisões pretÃritas (irresponsáveis) que garantem a popularização silenciosa da âPedagogia do Destinoâ.
Editora: CRV
Páginas:
Ano: 2017
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8544418376
ISBN13: 9788544418376
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