Título: Paul Tillich e a Teologia Pública no Brasil: o Contributo do Método da Correlação de Paul Tillich à Epistemologia da Teologia Pública no Brasil no Contexto do Pensamento Complexo e Transdisciplinar
Autor: Carlos Cunha
Sinopse: A crise nas esferas da sociedade, da religião e do conhecimento assinaladas para a mudança de paradigmas. A pós-modernidade pede um referencial modelar que abarque a complexidade do mundo e do humano que, por sua vez, apela para um método transdisciplinar capaz de estabelecer convergências e divergências entre os saberes. Pela via do pensamento complexo (Edgar Morin) e do método transdisciplinar (Basarab Nicolescu), a teologia poderá oferecer a sua compreensão do mundo e do humano, numa contribuição para a reconstituição do sentido que tanto falta ao mundo pós-moderno. Assim, será teologia pública. Pensar a teologia pública, especificamente no âmbito epistemológico, a partir do método da correlação de Paul Tillich, é colocar a teologia cristã numa zona de encontro e diálogo para experimentar algo novo. O método tillichiano tem como lócus o lugar de fronteira (boundary-situation), que perpassa toda sua teologia e pretende explicar os conteúdos da fé através de perguntas existenciais e respostas teológicas em interdependência mútua. Só há possibilidade de fronteira na abertura provocada pela situação. Os encontros e diálogos entre o método da correlação e a teologia pública , no contexto do pensamento complexo e transdisciplinar, possibilitam contribuições à epistemologia da teologia pública no Brasil.
Editora: Garimpo Acadêmico
Páginas:
Ano: 2000
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 8562877816
ISBN13: 9788562877810
Informações do Autor
Nome: Carlos Cunha
Biografia: José Carlos Cunha, conhecido pelo nome de Carlos Cunha, nasceu em Novo Horizonte, em 23 de novembro de 1954. É um automobilista, apresentador de televisão, empresário, campeão brasileiro da Categoria Stock Car Light de 1998 e Recordista Mundial registrado no Livro dos Recordes.