Título: Obsceno Passaro da Noite
Autor: Jose Donoso
Sinopse: O obsceno passaro da noite e o livro mais importante de Jose Donoso e uma das obras mais ambiciosas da ficcao em lingua espanhola no seculo XX. Publicado pela primeira vez em 1970, depois de aproximadamente dez anos sendo gestado, o romance estabeleceu definitivamente o nome de Donoso como um dos principais representantes do chamado boom da literatura hispano-americana, ao lado de Gabriel Garcia Marquez, Mario Vargas Llosa, Julio Cortazar e Carlos Fuentes.
Com uma estrutura ousada e uma atmosfera permanentemente ambigua, marcada pelo insolito e pelo grotesco, o romance tem como cenario principal uma antiga casa de exercicios espirituais prestes a ser desativada.
Nessa construcao arruinada, um faz-tudo conhecido como Mudinho passa os dias vedando portas, disfarcando remendos e atendendo aos mais variados designios das velhas, orfas e freiras que dormem em quartos atulhados de restos, mergulhadas na decrepitude e na pobreza. Entre galerias escuras e corredores sinuosos, Mudinho urde um relato vertiginoso, em que a realidade imediata que o circunda logo cede espaco as alucinadas lembrancas de seu passado, nas quais aparece como secretario particular de um aristocrata que procura proteger o filho disforme criando um mundo paralelo habitado apenas por monstros.
Editora: Benvira
Páginas:
Ano: 2013
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 856406524X
ISBN13: 9788564065246
Informações do Autor
Nome: José Donoso
Descrição: Romancista chileno
Biografia: José Donoso foi um romancista, contista, professor e jornalista chileno.