Título: O Super-Homem Vai Ao Supermercado
Autor: Norman Mailer
Sinopse: O super-homem vai ao supermercado reúne quatro artigos escritos por Norman Mailer sobre as convenções políticas presidenciais dos grandes partidos americanos dos anos 60. Com seu estilo irônico e cáustico, Mailer disseca cada candidato e extrai dos acontecimentos tudo o que eles revelam sobre a América numa época de profundos dilemas e transformações. Sua atenção e argúcia não deixam escapar um único detalhe: da decoração dos ambientes das convenções ao sotaque dos oradores, da roupa dos candidatos ao comportamento dos jornalistas presentes - tudo tem um significado na construção de um painel tragicômico da loucura americana. Com uma prosa densa e sinuosa, preocupada em encontrar novas formas de jornalismo para relatar o tumulto político daqueles tempos, Mailer recupera as convenções democratas dos anos 60 (Los Angeles) e 68 (Chicago), e as republicanas de 64 (San Francisco) e 68 (Miami), e ainda revê, com sua voz crítica e independente, as tensões raciais, a Guerra Fria, o movimento hippie, a revolução sexual, a polêmica guerra do Vietnã, os assassinatos dos irmãos Kennedy e de Martin Luther King, e todos os outros sonhos e pesadelos que agitaram os anos 60. Personalidades como John F. Kennedy e Richard Nixon são retratados com o olhar implacável do jornalista e a imaginação literária do escritor, que não deixa de expor suas simpatias e aversões pessoais sem disfarce. Ao abolir talentosamente as fronteiras entre a reportagem, o ensaio e a ficção, Mailer fincou seu marco definitivo no jornalismo literário e deu a essas reportagens uma perenidade comparável à dos grandes romances do autor.
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS - GRUPO CIA DAS LETRAS
Páginas: 456
Ano: 2006
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8535908986
ISBN13: 9788535908985
Informações do Autor
Nome: Norman Mailer
Descrição: Escritor e jornalista
Biografia: Norman Kingsley Mailer foi um escritor e jornalista estadunidense, premiado duas vezes com o Prêmio Pulitzer. Mailer é considerado um dos pais da não-ficção criativa, também chamado de Novo Jornalismo, ao lado de escritores como Tom Wolfe e Truman Capote, vértice da literatura norte-americana.