Skip to content Skip to footer
O Lugar do Público

Título: O Lugar do Público

Autor: Jacqueline; Roustan Eidelman

Sinopse: O lugar do público não é uma questão nova em cultura e arte. Desde sempre, artistas e os que pagavam para que existisse arte (a cultura existe por si mesma, quase) queriam saber se uma obra iria agradar, alcançar seus objetivos. As respostas que encontravam eram mais imediatas e intuitivas, menos sofisticadas (lembrar que sofisticado quer dizer também falso, enganoso, artificioso) que as de hoje. Mais tarde, por um lado, deixou-se de acreditar no valor intrínseco da arte e da cultura, que não mais comovem por si mesmas os que decidem sobre ela; por outro, os instrumentos de investigação tornaram-se mais complexos e sofisticados (ou sofisticados ); terceiro, a ideia de democratização da cultura e da arte deslocou para o foco do público uma reflexão (ou política) antes voltada para o produtor, o artista. E quarto, mais relevante, transformações tecnológicas alteraram radicalmente cultura e arte – bem como seu público, seus criadores e seu lugar na sociedade. Este livro oferece uma visão de conjunto dos rumos desta disciplina que responde pelo nome de estudos de público , do que se fazer para desenvolvê-la e, também, de modo indireto, de como evitar os excessos visíveis no interior desse território de investigação que corre o risco de tornar-se autônomo e desligado das preocupações reais dos criadores e dos destinatários da cultura e da arte. As linhas de pesquisa propositivas e positivas emergem aqui ao redor de cinco eixos- 1) a cultura como componente de uma economia e uma sociedade em movimento , sem referentes fixos; 2) a mudança nos modos de consumo de cultura e arte; 3) o novo papel simbólico da cultura e da arte; 4) os novos rumos da produção, difusão e mercado da cultura; 5) as possibilidades de planejamento da cultura e da arte. E ao lado delas, como marcas d’água de sinal contrário, as ideias que configuram as armadilhas criadas pelos estudos de público para si mesmos, a cultura e a arte- 1) a tecnocratização da política cultural e, portanto, da cultura[...]

Editora: Iluminuras

Páginas:

Ano:

Edição: Literatura Estrangeira

Linguagem: pt-br

ISBN: 8573214503

ISBN13: 9788573214505

Informações do autor não encontradas.

E-mail
Password
Confirm Password
0
    0
    Seu Carrinho
    Carrinho VazioContinue Comprando