Skip to content Skip to footer
O fotográfico

Título: O fotográfico

Autor: Rosalind Krauss

Sinopse: Product Description


Em
O fotográfico, Rosalind Krauss ataca a fotografia. Primeiro, demonstra que é errôneo pensar a fotografia a partir dos critérios históricos e taxinômicos que são utilizados na pintura (o universo da fotografia é o do arquivo, não o do museu, e é impossível entender a obra de Atget se antes não se leva em consideração este fato). Segundo momento lógico: define a fotografia como um campo artístico específico. A refutação da flutuante categoria de estilo mediante a intervenção da noção de escritura permite uma reelaboração estratégica e funcional da produção fotográfica do século XX; a "nova objetividade" da Bauhaus e a "beleza convulsiva" do surrealismo adquirem, a partir desse momento, sentido uma em relação à outra. Terceiro momento lógico, e sem dúvida o mais importante: a fotografia passa a ser um modelo teórico ou chave de leitura que perde seu caráter empírico, pois permite uma reflexão crítica sobre determinados movimentos do século XX cuja análise realizada desde o aspecto pictórico havia resultado estéril.


Excerpt. © Reprinted by permission. All rights reserved.





Extrato do Prefácio Os textos reunidos por Rosalind Krauss sob o título O fotográfico transgridem a lei do gênero, na medida em que a autora, em vez de escrever sobre a fotografia, é tentada a escrever contra ela: não exatamente contra a fotografia, mas contra uma determinada maneira de escrever sobre ela e, em particular, sobre sua história. De modo que este livro, extraordinária testemunha da irrupção da fotografia no campo da crítica, assume posição de ruptura com o discurso dominante e vai de encontro a ele, porque age à maneira de um corpo estranho que perturba sua economia excessivamente regulamentada. Parte do interesse suscitado por este livro nasce da preocupação da autora em entender a receptividade da fotografia por parte do público a partir da sua experiência pessoal, de seu próprio percurso crítico. Porque a fotografia é tão importante hoje para nós? A esta pergunta, que formulou sem rodeios, Rosalind Krauss soube dar uma resposta singular, subjetiva (como tem que ser quando se trata de julgamento estético), mas que, por apresentar essa mesma subjetividade e singularidade, se reveste de maior valor. Hubert Damish

Editora: Editorial Gustavo Gili, S.L.

Páginas: 238

Ano: 2003-02-14

Edição: 1

Linguagem: pt

ISBN: 8425218586

ISBN13: 9788425218583

Informações do Autor

Nome: Rosalind E. Krauss

Descrição: Professora e crítica de arte

Biografia: Rosalind Epstein Krauss é crítica, teórica e professora de história da arte moderna e contemporânea na Columbia University, Nova Iorque.

E-mail
Password
Confirm Password
0
    0
    Seu Carrinho
    Carrinho VazioContinue Comprando