Título: O Desenvolvimento Profissional dos Professores no Ambito da Reorganização Curricular
Autor: Isabel Margarida de Oliveira Guimaraes Maia
Sinopse: Este livro surge na sequencia da Reorganizacao Curricular (Decreto-Lei n?6/2001) e nele tenta fazer-se uma avaliacao do seu impacto no desenvolvimento profissional dos professores. Resulta, ainda, da necessidade de se reflectir sobre a importancia da formacao continua, quer aquela que e procurada pelos professores, quer aquela que e oferecida pelos centros de formacao. No livro, fruto da tese de Mestrado em Educacao, especialidade de Desenvolvimento Curricular, analisam-se, por um lado, as potencialidades que a Reorganizacao Curricular podera ter tido no desafio ao desenvolvimento dos professores e, por outro, os constrangimentos que se poderao ter colocado a uma verdadeira reorganizacao curricular e a um efectivo desenvolvimento profissional dos professores. Resumo Este trabalho de investigacao surge no ambito do Mestrado em Educacao, Especializacao em Desenvolvimento Curricular, organizado pela Universidade do Minho. A dissertacao intitulada Potencialidade s e constrangimentos da reorganizacao curricular para o desenvolvimento profissional dos professores apresenta uma investigacao de tipo estudo de caso efectuada numa escola basica 2/3, que pretende explorar os contributos e os potenciais constrangimentos que a generalizacao da gestao flexivel do curriculo atraves do Decreto-Lei n.° 6/2001, podera apresentar para um conjunto de professores do 2.° ciclo. O Capitulo l apresenta uma revisao de literatura, onde se exploram varios conceitos relevantes como a distincao entre profissionalizacao, profissionalidade e profissionalismo, a formacao de professores, aprendizagem adulta, desenvolvimento e mudanca, desenvolvimento profissional dos professores, entre outros. O Capitulo 2 apresenta as fundamentacoes teoricas que subjazem a escolha de metodologias de investigacao e instrumentacao bem como a descricao dos procedimentos de investigacao. O Capitulo 3, por seu lado, apresenta as teorias-praticas de um grupo de professores sobre reorganizacao curricular, quer como [...]
Editora: Almedina
Páginas:
Ano: 2008
Edição: Geral
Linguagem: pt-br
ISBN: 9724029549
ISBN13: 9789724029542
Informações do autor não encontradas.