Título: NAS TRILHAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: multiplicidade de análises e debates
Autor: Francisco Ari de Andrade - Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza - Maria Artemis Ribeiro Martins
Sinopse: O livro “Nas Trilhas da Educação Brasileira: multiplicidade de análises e debates”, iniciativa de um grupo de estudiosos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, liderado pelo prof. Dr. Ari Andrade. Realizada a leitura do livro fiquei com aquela sensação de que a educação brasileira é uma incógnita. Por mais que se produza sobre, por mais livros que se lance cujo tema seja a educação no Brasil, nosso conhecimento ainda é escasso. Diante do atual momento que atravessamos em se tratando de uma estrutura em nível de totalidade, torna-se perceptível que velhas trilhas estão sendo recompostas, enquanto as novas estão sendo soterradas. Basta lançar um olhar mais atento ao que se propõe o livro “Nas Trilhas da Educação Brasileira: multiplicidade de olhares e debates” e perceberemos que o compromisso está em manter as trilhas abertas e conquistadas plenamente funcionando e abrir novas no sentido de que a educação, finalmente, possa ter um valor de patrimônio imaterial, portanto direito de todos e dever fundante do Estado brasileiro. O grande desafio, portanto, de “Nas Trilhas da Educação Brasileira: multiplicidade de olhares e debates” está em manter o caráter inerente da educação, a saber: formar o ser humano para viver em uma sociedade justa e igualitária a partir mesmo do acesso e da permanência nos espaços formativos e nos itinerários educativos. É impossível que nos deixemos levar por uma concepção de educação que mecanifica os seres humanos, robotiza-os, retira-lhes a humanidade. Oxalá possamos, de fato, fazer as trilhas da educação do nosso modo e do nosso jeito de ser, respeitando as diversidades culturais e as histórias de vidas de nossos educandos.
Editora: EDITORA CRV
Páginas:
Ano: 2017
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8544416810
ISBN13: 9788544416815
Informações do autor não encontradas.