Título: Meu Nome e Vermelho
Autor: Orhan Pamuk
Sinopse: Meu nome e Vermelho alia narrativa policial, uma historia de amor proibida e reflexoes sobre as culturas do Ocidente e do Oriente. A trama se passa em Istambul, no fim do seculo XVI. Para comemorar o primeiro milenio da Hegira (a fuga de Maome para Meca), o sultao encomenda um livro para demonstrar a riqueza do Imperio Otomano.
Para provar a superioridade do mundo islamico, porem, as imagens devem ser feitas com tecnicas de perspectiva da Italia renascentista. As intencoes secretas do sultao logo dao margem a especulacoes, desencadeando uma onda de intrigas, e um dos artistas que trabalhava no livro e assasinado.
Ao mesmo tempo, desenrola-se o caso de amor entre o Negro, que voltara a Istambul apos doze anos de ausencia, e a bela Shekure. Construida por dezenove narradores - entre eles um cachorro, um cadaver e o pigmento cuja cor da nome ao livro -, a historia surpreende pela exuberancia estilistica, que reflete o encontro de duas culturas.
"Mais do que explicar diferencas radicais entre duas culturas, [Pamuk] explora os sentimentos de pessoas que vivem essa divisao." - The New York Times
"Leitura fascinante e de profunda reflexao." - Stilelibro, Italia
"Um romance de extraordinaria riqueza [...] e de beleza espantosa." - Frankfurter Allgemeine Zeitung, Alemanha
Editora: Companhia das Letras
Páginas:
Ano: 2004-01-01
Edição: 1
Linguagem: pt-br
ISBN: 8535904689
ISBN13: 9788535904680
Informações do Autor
Nome: Orhan Pamuk
Descrição: Escritor turco
Biografia: Ferit Orhan Pamuk, conhecido apenas como Orhan Pamuk, é um escritor e professor de literatura da Universidade Columbia turco; vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2006, sendo o primeiro turco a ter ganho um Nobel e o escritor de maior sucesso comercial de seu país.