Título: Merleau-Ponty e a Educação
Autor: Marina Marcondes Machado
Sinopse: A proposta deste livro, integrante da coleção Pensadores & Educação, é difundir o olhar fenomenológico voltado para a vida da criança na comunidade leitora, baseando-se nos pensamentos e no trabalho sobre criança e infância que o importante filósofo Maurice Merleau-Ponty realizou em cursos na Sorbonne. A autora se dirige ao leitor que pretende observar, pensar, sentir e refletir sobre como as crianças nos apresentam aqui e agora através de perguntas fundamentais como: Quem são? Como vivem? O que nos dizem, quando dizem? Como silenciam? Como brincam e como não brincam? Saber compreender e interpretar as relações da criança consigo mesma, com o outro e com o mundo é fundamental para olhar as crianças do ponto de vista delas mesmas. Com uma linguagem próxima do pensamento do filósofo, a autora amplia as formas de descrever e situar a criança no mundo, refletindo acerca da infância em coexistência com o adulto e apresentando, com louvor, as possibilidades que a Fenomenologia de Merleau-Ponty abre para os educadores da primeira infância.
Editora: Autêntica
Páginas: 120
Ano: 2010
Edição: Educa‹o
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8575264966
ISBN13: 9788575264966
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,157
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 13,00
- Espessura (cm): 0,70
Informações do autor não encontradas.