Título: Língua, Texto e Ensino. Outra Escola Possível
Autor: Irande Antunes
Sinopse: Irandé Antunes apresenta algumas, mas significativas respostas para a queixa dos professores de que "já não sabem, por vezes, o que fazer nas aulas de línguas". Para ser capazes de alfabetizar, fazer crescer o letramento dos alunos e ampliar as competências mais significativas para as atividades sociais, interativas, relativas aos usos literários ou não das línguas, os professores… precisam estar conscientes das amplas funções desempenhadas pelo uso das línguas na construção das identidades nacionais e na participação dos indivíduos nas mais diferentes formas de promover o desenvolvimento das pessoas e dos grupos sociais; precisam saber mais sobre as questões textuais – coesão, coerência, graus de informatividade de um texto – sobre os vazios linguística e pragmaticamente autorizados pelos contextos da interação; precisam conhecer melhor as implicações lexicais, gramaticais e discursivas da diversidade de tipos e de gêneros de texto; precisam saber como se pode dar um tratamento textual às unidades da gramática; precisam conhecer mais sobre a intertextualidade e seu peso na atividade de ler e elaborar textos, sobretudo aqueles mais complexos; precisam saber mais sobre as grandes funções da leitura e da escrita; na verdade, precisam saber como promover a gradativa inserção do indivíduo no mundo da escrita, ou melhor, no mundo da cultura letrada; precisam saber como articular ensino e avaliação, avaliação e ensino.
Editora: PARABOLA
Páginas:
Ano: 2009
Edição: Linguistica
Linguagem: pt-br
ISBN: 8588456915
ISBN13: 9788588456914
Informações do autor não encontradas.