Título: Labirinto da Solidao
Autor: Octavio Paz
Sinopse: Vasto painel historico e psicologico do Mexico, a obra, lancada em 1950, e definitivamente essencial para que se compreenda o carater unico da cultura mexicana. Poderoso ensaio de antropologia cultural, questiona paradigmas e propoe uma interpretacao inovadora do que se poderia denominar alma mexicana.
Entre as linhas-mestras da analise, estao: a linguagem popular, com palavras e expressoes tipicas que definem comportamentos e conteudos ideologicos; a vida cotidiana, com foco especial no tradicional culto a morte; a vida sexual e amorosa, marcada pelo machismo e a desvalorizacao da mulher; e a historia do Mexico, desde a Conquista, passando pela Reforma e a Revolucao de 1910.
Neste ultimo item, um longo trecho trata dos povos pre-hispanicos, cuja heranca explicaria muito do Mexico de hoje. Para Paz, o mexicano, em todas as suas dimensoes, em seu passado e em seu presente, e um ser impregnado de tradicao. No Posfacio de 1969, o autor reafirma suas conviccoes democraticas e analisa com palavras incisivas o presente do pais e o massacre de centenas de estudantes na praca de Tlatelolco, no ano anterior. A edicao inclui ainda uma entrevista de 1975 com o autor.
Editora: Cosac & Naify
Páginas: 384
Ano: 2014-01-01
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8540506165
ISBN13: 9788540506169
Informações do Autor
Nome: Octavio Paz
Descrição: Poeta e ensaísta
Biografia: Octavio Paz Lozano foi um poeta, ensaísta, tradutor e diplomata mexicano, notabilizado, principalmente, por seu trabalho prático e teórico no campo da poesia moderna ou de vanguarda. Recebeu o Nobel de Literatura de 1990.