Título: Kissinger e o Brasil
Autor: Matias Spektor
Sinopse: Review
"Poucas vezes uma fase da diplomacia nacional foi pesquisada com tamanha riqueza documental."- Elio Gaspari"Indispensável a qualquer exame do governo do presidente Geisel ou da história das relações diplomáticas do Brasil." - Política Externa"Well-researched and thoughtful." - Andrew Kirkendall, Diplomatic History"What happened the last time the South American giant was in vogue in the U.S. policy circles? A fascinating and insightful book." - Joshua Goodman, Americas Quarterly
Product Description
Henry Kissinger foi um dos mais importantes e controversos diplomatas americanos. Durante a ditadura militar brasileira, na década de 1970, inaugurou canais secretos de comunicação com Brasília, formalizou uma política de consultas oficiais e criou métodos para evitar desavenças. O intuito era fortalecer o Brasil para torná-lo parceiro dos Estados Unidos na Guerra Fria e na nova ordem internacional que se formava.
Esse é o primeiro estudo detalhado sobre a operação diplomática que buscou aproximar os dois países mais fortes do hemisfério. Baseado em entrevistas inéditas, em especial com Kissinger, e em documentos há pouco tornados públicos, o autor examina os bastidores dessa relação e suas crises recorrentes. O leitor tem em mãos um dos capítulos mais importantes – porém mais ignorados – de nosso passado recente.
. Inclui fotos inéditas do período.
About the Author
Matias Spektor é professor da Fundação Getulio Vargas e colunista da Folha de S. Paulo. Ele já foi pesquisador no Council on Foreign Relations e na London School of Economics. É doutor pela Universidade de Oxford. Veja mais em matiasspektor.com
Editora: Zahar
Páginas: 234
Ano: 2009
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 8537801569
ISBN13: 9788537801567
Informações do Autor
Nome: Matias Spektor
Descrição: Professor
Biografia: Matias Spektor é um professor e pesquisador de Relações Internacionais. Nascido em Rosário, na Argentina, cresceu na Bahia e em Brasília.