Título: Jornal Impresso Na Eja: Alfabetização Por Meio Da Notícia E Reportagem
Sinopse: A proposta do livro Ser professor: a construção de saberes docentes na formação inicial nasce a partir de uma questão demasiadamente atual: a formação de professores para educação básica. Não se pode discutir o papel da educação como ferramenta transformadora sem considerar o processo de formação de professores. É durante a formação que o futuro professor sistematiza seu aprendizado em busca do saber ser e do saber fazer, e tem a chance de aprender e reaprender saberes próprios da docência. O livro aborda um estudo sobre o saberes docentes a partir da experiência de professores em formação que participaram de um subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A prática docente precisa ser discutida e problematizada a partir das experiências que refletem as reais atividades do professor, como planejar, executar e refletir sobre a própria prática, entre outros. Discute-se sobre o trabalho dO livro Jornal impresso na EJA: alfabetização por meio da notícia e reportagem propõe-se a apresentar aos leitores e às leitoras a importância da utilização do jornal impresso como ferramenta pedagógica na alfabetização de jovens e adultos. Além de realizar uma importante problematização dos processos de alfabetização desse público no Brasil ao longo do tempo e esclarecer a relevância e os benefícios da utilização das mídias na educação, busca promover a flexibilidade dos planos de aula, dinamizando o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, aponta metodologias de utilização dos textos jornalísticos em sala de aula durante o processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, podendo, assim, provocar mudanças na metodologia de ensino tradicional, que se baseia em suprir as necessidades básicas de leitura e escrita dos educandos.
Editora: Appris
Páginas:
Ano:
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 8547326308
ISBN13: 9788547326302