Título: Homem Que Queria Salvar O Mundo
Autor: Samantha Power
Sinopse: Extremamente bem documentada e escrita, esta biografia de Sergio Vieira de Mello, alto funcionário da ONU morto no Iraque em 2003, não apenas relata a vida apaixonada de um homem fascinante, mas abre espaço para uma discussão vital sobre o futuro das relações internacionais.
Sergio Vieira de Mello foi um dos mais corajosos e carismáticos diplomatas de sua geração. Carioca, viu-se obrigado a viver fora do país a partir dos dezessete anos de idade, quando seu pai, também diplomata, foi punido pelo regime militar brasileiro.
Muito jovem, tornou-se funcionário da Organização das Nações Unidas, com cujos ideais sempre teve grande afinidade. Diferentemente da maioria de seus colegas com formação universitária e aspirações intelectuais, preferia ir ao campo de ação em vez de exercer cargos burocráticos em Nova York.
Em situações especialmente dramáticas - como a de Ruanda, que terminou em uma das mais graves crises humanitárias do século XX, e a do Timor Leste, que culminou em bem-sucedida transição para a independência -, Viera de Mello conseguiu contrabalançar seus princípios juvenis, moldados nas ruas de Paris em maio de 1968, com os da política e das relações internacionais.
Esse fascinante personagem, já descrito como uma mistura de James Bond com Bobby Kennedy, é analisado a fundo nesta biografia de Samantha Power, outra jovem figura da mais alta relevância na teoria e prática da política internacional. Sem abandonar o espírito crítico, Power descreve a vida de Vieira de Mello em detalhes e com inegável simpatia, mostrando como a experiência do diplomata nos massacres da Bósnia e de Ruanda
Editora: Companhia das Letras2
Páginas:
Ano: 2008-01-01
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8535912843
ISBN13: 9788535912845
Informações do Autor
Nome: Samantha Power
Descrição: Administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional
Biografia: Samantha Jane Power é uma política, diplomata, autora crítica política, acadêmica, jornalista e advogada americana, que serviu como embaixadora dos Estados Unidos para as Nações Unidas de 2013 a 2017, apontada pelo então presidente Barack Obama.