Título: Hitchcock Truffaut. Entrevistas
Autor: Francois Truffaut
Sinopse: "A obra de Alfred Hitchcock é hoje admirada no mundo todo e os jovens que atualmente descobrem, graças às reprises, Janela Indiscreta, Um corpo que cai, Intriga internacional provavelmente pensam que sempre foi assim. Não foi, nem de longe. (...)
Em 1962, estando em Nova York para apresentar Jules e Jim, percebi que todo jornalista me fazia a mesma pergunta: 'Por que os críticos dos Cahiers du Cinéma levam Hitchcock a sério? Ele é rico, faz sucesso, mas seus filmes não têm substância'. (...)
Para quem assistia a seus filmes era evidente que esse homem tinha refletido sobre todos os meios de sua arte, mais que qualquer de seus colegas, e se aceitasse, pela primeira vez, responder a um questionário sistemático, daí poderia resultar um livro capaz de modificar a opinião dos críticos americanos.
É a história deste livro. Pacientemente elaborado com a ajuda de Helen Scott, cuja experiência editorial foi decisiva, nosso livro, creio poder afirmar, atingiu seu objetivo. No entanto, quando foi publicado, um jovem americano, professor de cinema, me previu: 'Esse livro será mais nocivo à sua reputação nos Estados Unidos do que o seu pior filme'. (...) Na verdade, os críticos americanos tornaram-se, desde 1968, mais atentos ao trabalho de Hitchcock - hoje consideram Psicose um filme clássico - e os cinéfilos mais moços adotaram definitivamente Hitchcock sem condená-lo por seu sucesso, sua riqueza e sua celebridade."
Do prefácio de François Truffaut
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS - GRUPO CIA DAS LETRAS
Páginas: 368
Ano: 2004
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8535905294
ISBN13: 9788535905298
Informações do Autor
Nome: François Truffaut
Descrição: Cineasta francês
Biografia: François Truffaut foi um cineasta francês. Um dos fundadores do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague e um dos maiores ícones da história do cinema do século XX, em quase 25 anos de carreira como diretor Truffaut dirigiu 26 filmes, conseguindo conciliar um grande sucesso de público e de crítica na maior parte deles.