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Genese Significado e Ensino da Filosofia no Seculo XII

Título: Genese Significado e Ensino da Filosofia no Seculo XII

Autor: Ruy Afonso Da Costa Nunes

Sinopse: Nesta obra, ruy afonso da costa nunes visa a examinar as mudanças que sofreu a filosofia no século xii — tanto a acepção do termo como a prática mesma e o seu ensino —, a fim de compreender a situação pedagógica da época do surgimento das universidades. Para tal, ele se presta a retornar à ideia clássica de filosofia dos gregos antigos, a perpassar todo o período helenístico e as atitudes do padres da igreja nos primeiros séculos, até chegar aos fundamentos do pensamento filosófico do século xii.“os pensadores dessa época, pela primeira vez em muitos séculos, tratam de valorizar o legado filosófico dos antigos, e entram a explorar-lhe as riquezas, observando-se, de sua parte, atitude de simpatia para com o saber profano [.]. O século xii marca a retomada reflexiva do capital filosófico da antiguidade, e o início do crescimento do saber, do aprofundamento da filosofia, da organização universitária, e do hábito do pensamento racional, da reflexão sistemática, que não mais desapareceriam do mundo ocidental”.“parece-me indubitável que houve um renascimento nesse século, desde que se entenda por renascimento a designação de um processo de renovação da cultura e de profundas transformações sociais numa sociedade portadora de uma cultura anquilosada [.]; é uma europa adolescente, na qual, após os tempos difíceis e sofridos da primeira idade média, se assistiu a partir do século xii ao florescimento de nova civilização, diferente da antiga, em que se entrelaçaram vários elementos: a sabedoria grega, a organização romana, a força germânica, a imaginação.céltica e a graça evangélica. Os frutos desse novo humanismo que se plasma no decurso de vários séculos, iriam transluzir nas grandes realizações do pensamento expresso na escolástica, cujo grande monumento será a “suma teológica” de santo tomás de aquino no século xiii, e nos seus equivalentes no campo das artes, da política e do ensino: as catedrais, o parlamento e as universidades”.

Editora: Kírion

Páginas: 460

Ano: 2019

Edição:

Linguagem: pt-br

ISBN: 8594090390

ISBN13: 9788594090393

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