Título: Gênero e consumo no espaço doméstico: representações na mídia durante o século XX na Argentina e no Brasil
Sinopse: Focalizando a articulação entre as práticas de consumo e o trabalho doméstico na Argentina e no Brasil durante o século XX, este livro apresenta resultados de pesquisas centradas na discussão de diferentes tipos de discursos, em particular naqueles veiculados pelas mídias de massa. As autoras fazem uso de diversas fontes – revistas direcionadas para mulheres, anúncios publicitários, manuais de economia doméstica, livros de receitas, programas de televisão – para observar a construção e circulação de imagens, saberes e representações a respeito das práticas e artefatos vinculados ao consumo no âmbito doméstico. A recorrência a tais fontes permite leituras onde as diferenças de gênero se interseccionam com outras, como as de classe social e de raça/etnia, criando audiências específicas e construindo diferenças, desejos e ansiedades vinculados a processos de distinção e identificação com símbolos de respeitabilidade social.
Editora: Editora UFPR
Páginas:
Ano: 2000
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8584800514
ISBN13: 9788584800513