Título: Ficcoes
Autor: Jorge Luis Borges
Sinopse: Ficcoes e a obra que trouxe o reconhecimento universal para Jorge Luis Borges, gracas, entre outros motivos, ao carater fora do comum de seus temas, abertos para o fantastico, e a inesperada dimensao filosofica do tratamento. O livro, em sua versao atual, reune os contos publicados em 1941 sob o titulo de O jardim de veredas que se bifurcam (com excecao de A aproximacao a Almotasim, incorporado a outra obra) e outras dez narrativas com o subtitulo de ARTIFICIOS. Nesses textos, o leitor se defronta com um narrador inquisitivo que expoe, com elegancia e economia de meios, de forma paradoxal e lapidar, suas conjeturas e perplexidades sobre o universo, retomando motivos recorrentes em seus poemas e ensaios desde o inicio de sua carreira: o tempo, a eternidade, o infinito. Os enredos sao como multiplos labirintos e se desdobram num jogo infindavel de espelhos, especulacoes e hipoteses, as vezes com a pericia de intrigas policiais e o gosto da aventura, para quase sempre desembocar na perplexidade metafisica. Chamam a atencao a frase enxuta, o poder de sintese e o rigor da construcao, que tem algo da poesia e outro tanto da prosa filosofica, sem nunca perder o humor desconcertante.
Em FICCOES estao alguns de seus textos mais famosos, como Funes, o Memorioso, cujo protagonista tinha mais lembrancas do que terao tido todos os homens desde que o mundo e mundo; A biblioteca de Babel, em que o universo e equiparado a uma biblioteca eterna, infinita, secreta e inutil; Pierre Menard, autor do Quixote, cuja admiravel ambicao era produzir paginas que coincidissem palavra por palavra e linha por linha com as de Miguel de Cervantes; e As ruinas circulares, em que o protagonista quer sonhar um homem com integridade minuciosa e impo-lo a realidade e no final compreende que ele tambem era uma aparencia, que outro o estava sonhando.
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 166
Ano: 2007-01-01
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8535911235
ISBN13: 9788535911237
Informações do Autor
Nome: Jorge Luis Borges
Descrição: Escritor e poeta
Biografia: Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino. Fez o colegial no Colégio Calvino, na Suíça. Estudou Direito na Universidade de Buenos Aires. Mais tarde, Borges estudou na Universidade de Cambridge para tornar-se professor. Foi, ainda, diretor da Biblioteca Nacional de Buenos Aires. Em 1914, sua família mudou-se para Suíça, onde estudou e de onde viajou para a Espanha.