Título: Estrategias Para a Cafeicultura No Brasil
Autor: Jose Guilherme A. Nogueira
Sinopse: Hoje, o Brasil figura como o maior produtor mundial de café, com aproximadamente 37% da produção, seguido de Vietnã (produtor com predominância de café robusta). É também maior exportador, detendo 27% de participação no comércio internacional do grão. A cafeicultura está presente em mais de 10 estados brasileiros, cultivada em mais de 280 mil propriedades, onde cerca de 85% são referentes a pequenos produtores. O café gera mais de 8 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil, possui um mercado interno crescente, trouxe em 2013 mais US$ 5 bilhões em divisas para o país por meio da exportação de seus produtos e passa a ser mais respeitado a cada dia por sua qualidade e sustentabilidade. Ou seja, é uma cadeia produtiva de grande importância econômica, cultural, histórica e social, que trouxe um desenvolvimento para o nosso Brasil e que por isso merece toda a atenção de estudos que retratam sua importância. Os textos que integram este livro trazem uma visão sistêmica da cadeia, mostrando pontos desde a produção e aquisição de insumos até o comportamento do consumidor de cafés e suas preferências. Dividido em poucos capítulos, os autores buscaram, com uma leitura fácil e imparcial, demonstrar desde nossa cafeicultura em números, passando pelo processamento e torrefação do café, consumo mundial da bebida, oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do setor e proposição de estratégias para a melhoria e desenvolvimento da cafeicultura no Brasil. Obra recomendada para agricultores, executivos, empresários, pesquisadores, estudantes e outros profissionais que lidam com o agronegócio, especialmente na área de cafeicultura. Leitura complementar para programas de MBA, treinamento e reciclagem profissionais, bem como para disciplinas de Agronegócios em cursos de graduação.
Editora: Atlas
Páginas: 229
Ano: 2015-01-01
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8522494908
ISBN13: 9788522494903
Informações do autor não encontradas.