Título: Escola Internato. Adolescência, Regras e Relações
Autor: Luciane Baseggio Vendruscolo
Sinopse: A escola é uma instituição social, historicamente organizada, para oportunizar o acesso a conhecimentos. Se caracteriza, também, como um espaço físico concreto, com distribuição de tempo particular em seu interior e uma série de normas. Constitui-se em um dos principais espaços em que a vida coletiva favorece as interações sociais, pois comporta, em seu meio, processos dinâmicos que envolvem a socialização, mediante a cultura existente, influenciando no desenvolvimento do indivíduo, como parte desse meio, na construção de sua identidade. Para nortear o comportamento de seus alunos - em cada escola - há uma gama de normas disciplinares geralmente impostas pela instituição. O livro retrata a dinâmica do viver, as regras e as relações de uma escola internato, sob regimentos que organizam e orientam a convivência por meio da disciplina porém suas reflexões se estendem a outros modelos pois discute normas e relações no ambiente escolar. A experiência de ser aluno interno reveste-se de especial peculiaridade, pois a mudança ocasionada na vida desses alunos adolescentes, a partir do ingresso no internato, parece intensa de sentimentos e expectativas, e a escola, como sua nova morada, torna-se o principal ambiente social. O estudo nos convida a repensar o modelo de escola presente, bem como, o desenvolvimento social e intelectual construído pelas instituições educativas, às formas simbólicas produzidas e reproduzidas nesse espaço social que se integralizam na interação dos que compõem o ambiente institucional em sua totalidade e, consequentemente, chegam à sociedade que se constrói todos os dias. Entendemos que a qualidade das interações, mediações e intervenções naquele espaço são essenciais para a validação e progressão dos adolescentes a fim de promover crescimento psicológico. Para tanto, há a necessidade de se construir novos saberes para atingir uma dimensão educativa que fomente, além do conhecimento científico, a formação crítica, ética, inclusiva e emancipatór[...]
Editora: Appris
Páginas:
Ano: 2017
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 8547305505
ISBN13: 9788547305505
Informações do autor não encontradas.