Título: Erros Matematicos no Curso de Engenharia Civil
Autor: Albano Dias Pereira Filho
Sinopse: Erros matemáticos no curso de Engenharia Civil é uma obra escrita com base na percepção da importância do erro como um instrumento com potencial de viabilizar a construção de conhecimentos. A pesquisa apresentada tem como foco investigar e analisar erros cometidos por um grupo de acadêmicos do curso de Engenharia Civil de uma faculdade brasileira, particularmente na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. A investigação coloca-se em uma perspectiva qualitativa, e a análise dos erros foi realizada apoiando-se na tipologia de Movshovitz-Hadar et al. (1987). O método de análise adotado na sua abordagem segue as orientações obtidas em Cury (2004). Os erros estudados compõem um teste inicial realizado pelos estudantes e as provas institucionais aplicadas normalmente no semestre letivo da unidade. As análises realizadas, a partir da produção dos estudantes nos referidos instrumentos, apontam para uma prevalência de equívocos ligados à linguagem mal interpretada, aliada à definição distorcida de teorema e inferência lógica inválida. Os resultados obtidos, além de indicarem caminhos para a elaboração de possíveis estratégias de ensino, foram capazes de possibilitar uma reflexão quanto à metodologia de ensino antes adotada pelo professor, oportunizando a esse profissional assumir a autocrítica sobre os erros no processo diário de ensino da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, além das demais disciplinas. Esta obra é voltada àqueles educadores que entendem que a análise de erros pode constituir-se em importante instrumento para orientar o professor na sua ação pedagógica, não no sentido de evitá-los, mas de utilizá-los como possibilidade de reestruturação de ideias e de construção de conhecimentos.
Editora: APPRIS EDITORA
Páginas:
Ano: 2017-01-01
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 854730245X
ISBN13: 9788547302450
Informações do autor não encontradas.