Título: Ensino de Didática: Entre Ressignificações e Possibilidades
Autor: Gisele Barreto da Cruz
Sinopse: A didática tem se destacado como um campo epistemológico dos saberes a ensinar, compreendendo o processo de teorização, problematização e proposição acerca do ensino. Nas relações entre professores, alunos, conteúdos e contextos escolares, a didática está diretamente envolvida, elaborando-se nesse processo, produzindo conhecimento sobre e para ele. Dessa maneira, o conhecimento didático está centralmente envolvido e implicado com o processo de mediação da prática pedagógica, constituindo um domÃnio especÃfico de investigações, conformando uma área disciplinar e instituindo modos de ser e estar na sala de aula. Em função disso o ensino de didática nos cursos de formação docente tem sido interpelado pela escola, pelos seus profissionais, pela comunidade cientÃfica e pelas instÃncias públicas e privadas envolvidas com a educação a oferecer possibilidades concretas para que os professores orientem o processo de ensino-aprendizagem de modo que os alunos aprendam eficazmente. Todavia, os sentidos atribuÃdos ao ensino de didática são diversos e nem sempre consensuais. Se de um lado prevaleceu a perspectiva de sua hegemonização pela via de uma produção de natureza tÃcnica e prescritiva, por outro se fortaleceu a sua compreensão enquanto teoria do ensino, com produção de conhecimento próprio diretamente implicado com a formação e o trabalho docente. Nesse contexto, o LEPED – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores da Faculdade de Educação da UFR –J tem trabalhado para provocar e criar ressignificações e possibilidades para a didática e seu ensino. Neste livro, seus pesquisadores e convidados compartilham suas problematizações, reflexões e experiências em torno desse movimento.
Editora: CRV
Páginas:
Ano: 2017-01-01
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8544417086
ISBN13: 9788544417089
Informações do autor não encontradas.