Título: Ensinar na Universidade. Conceitos Práticos, Dicas, Métodos Pedagógicos- Volume I
Autor: Markus Brauer
Sinopse: O objetivo deste livro é preencher uma lacuna na formação dos professores universitários. A maioria deles não recebeu a menor formação em pedagogia. Esse lapso de formação provoca um duplo problema: De um lado, contribui para a frustração dos professores porque o ensino se torna para eles uma atividade cada vez menos satisfatória. De outro, essa ausência de formação é parcialmente responsável pelas elevadas taxas de evasão e de fracasso dos estudantes nas várias licenciaturas. Essa é uma constatação cuja divulgação se impõe. Outra constatação do autor é que a aula expositiva é, de longe, o método menos eficaz, devendo ser o mais urgentemente possível substituída por métodos de aprendizagem ativa. Quanto mais os estudantes participam da aula, mais aprendem. Este livro se dirige a todos os professores atuantes no ensino superior, sejam titulares, temporários, coordenadores de cursos. E, além disso, a todos os professores de adultos no marco da formação contínua, que encontrarão neste livro muitos conselhos úteis e um panorama amplo sobre métodos pedagógicos capitais para sua prática de ensino. Aqui, muitos temas serão abordados. A maior parte do livro trata, é claro, de métodos pedagógicos que permitem melhorar a qualidade da prática de ensino, com grandes ou pequenos grupos. A segunda parte do livro aborda outros temas importantes, como as avaliações, a conversa paralela em sala de aula e outros temas relativos à disciplina, à motivação dos estudantes e à gestão do tempo. Os conselhos apresentados neste livro não são as ruminações de um professor em processo de envelhecimento, refletindo em voz alta sobre sua própria experiência. Longe disso: são o resultado da pesquisa recente em pedagogia e em ciências da educação, que examina os fatores que influenciam a qualidade do ensino. A pesquisa mostra claramente que não há “bons” ou “maus” professores por natureza. Ser professor é um ofício que se aprende como qualquer outro. Mesmo que a personalidade do professor ten[...]
Editora: PARABOLA
Páginas:
Ano: 2012
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8579340497
ISBN13: 9788579340499
Informações do autor não encontradas.