Skip to content Skip to footer
Empresa Flexivel

Título: Empresa Flexivel

Autor: David Gewirtz

Sinopse: Na maioria das empresas, existe uma tendencia a rigidez que dificulta os processos de mudanca de estrategias, tecnicas e operacoes, bem representada pela expressao "nao se mexe em time que esta ganhando". Afinal, se o mercado esta estavel, os concorrentes neutralizados e a rentabilidade satisfatoria, por que arriscar em busca de novidade? Mas esta ideia conservadora comecou a se mostrar inoperante a partir das grandes mudancas por que passou a area de negocios a partir dos anos 80. Forcas externas como a queda subita de precos da concorrencia, o surgimento de produtos revolucionarios que transformam o mercado, o colapso de canais de distribuicao e a inconstancia de clientes foram algumas das partes visiveis deste grande processo de mudancas. Para o empresario e consultor da area de informatica e comunicacoes, David Gewirtz, as empresas rigidas estao fadadas a desaparecer ou ficar em segundo plano na economia global. Em A empresa flexivel, ele compara as organizacoes que resistem a mudancas ao graveto velho e seco de que fala um proverbio japones: como o graveto e rigido, ele quebra com a forca do vento. Por outro lado, se a empresa e flexivel, assim como o galho de uma arvore, ira se curvar face as pressoes externas e dificilmente se quebrara. O que Gewirtz propoe e um modelo de empresa capaz de resistir as mudancas externas. Em vez de mudar a empresa somente devido as forcas que vem de fora, o consultor ensina como muda-la a partir de dentro dela mesma, explorando as vantagens e os pontos fortes. Para isto, sao necessarias cinco etapas: identificacao de pontos fortes, busca de novas oportunidades, reposicionamento adequado, avaliacao e repeticao. Estas medidas de A empresa flexivel permitem evitar solucoes que vem se mostrando ineficazes para a maioria das empresas em crise, como a contratacao de um "salvador" externo, a adocao de metodos tradicionais de gestao ou a orientacao exclusiva pela tecnologia, mercado ou venda.

Editora: Rocco

Páginas:

Ano: 1998-01-01

Edição: 1

Linguagem: pt-br

ISBN: 8532507859

ISBN13: 9788532507853

Informações do Autor

Nome: David Gewirtz

Descrição: Jornalista

David Gewirtz

Mais informações

E-mail
Password
Confirm Password
0
    0
    Seu Carrinho
    Carrinho VazioContinue Comprando