Título: Emergencia Da Nova Economia: O Que Mudou Na Avaliacao De Empresas, A
Autor: unknown
Sinopse: Um dos fenomenos mais enigmaticos dos ultimos anos consistiu na avaliacao das Ofertas Publicas de Aquisicao (OPA) das empresas das novas tecnologias. O facto de estas empresas terem avancado para o mercado de capitais muito jovens e com registo de prejuizos nao impediu a obtencao de elevadas capitalizacoes bolsistas. Este fenomeno ficou conhecido na literatura anglo-saxonica por 'negative pricing of losses', ou seja, a valorizacao positiva dos prejuizos. O objetivo deste trabalho consiste em analisar esta aparente anomalia. Para o efeito estudou-se as empresas da nova economia cotadas no ISDEX - Internet Stock List, para o periodo de 1996 a 2003. Os resultados obtidos evidenciam a emergencia de um novo tipo de empresa a operar no mercado pos-decada de 90: empresas de pequena dimensao, maioritariamente de base tecnologica, a registarem prejuizos de maior magnitude e por periodos mais longos. Neste contexto, o reporte de prejuizos, e em oposicao a teoria da opcao de abandono, pode nao estar associado a destruicao de valor, quando os mesmos surgem associados ao exercicio de oportunidades de crescimento. As F&A surgem como estrategia de reestruturacao em situacao de stress financeiro, pois, e contrariamente as expectativas iniciais, a taxa de falencias das empresas deste sector ficou abaixo dos 2%. Em sintese, e citando Zingales (2000), a teoria existente parece ser pouco eficaz em ajudar-nos a caracterizar o novo tipo de empresa que comeca a emergir com o impacto da revolucao das tecnologias de informacao. Este trabalho tem, pois, um contributo fundamental para a compreensao das bolhas financeiras e uma utilidade que transcende largamente o dominio academico: tanto os investidores como os reguladores podem ajudar a temperar euforias, canalizar recursos para areas com maior retorno, privado e social, e consolidar a confianca nos mercados. INDICE PREFACIO INTRODUCAO CAPITULO I - Os Modelos de Avaliacao de Ohlson e Feltham e Ohlson CAPITULO II - A Relevancia do Conte[...]
Editora: Almedina
Páginas:
Ano: 2009
Edição: Direito
Linguagem: pt-br
ISBN: 9724037932
ISBN13: 9789724037936
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