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Em Defesa Da Democracia: Um Contraponto à Racionalidade Técnica Na Educação

Título: Em Defesa Da Democracia: Um Contraponto à Racionalidade Técnica Na Educação

Autor: Adriana Toso Kemp

Sinopse: O Livro Em Defesa Da Democracia: Um Contraponto à Racionalidade Técnica Na Educação, Desenvolvido Numa Perspectiva Crítico-hermenêutica, Traz Reflexões Sobre Os Aspectos Educacionais Formativos Mais Amplos Do Ser Humano Para A Vida Republicana E Democrática E O Papel Das áreas De Conhecimento Compreendidas Como Humanidades Nesse Processo. A Proposição, A Partir Da Interpretação Do Corpus Teórico Estudado, Aponta Para A Necessidade De Assegurar Lugar De Abertura à Reflexão E à Crítica No Processo Formativo Escolar. Nesse Sentido, é Imprescindível Assegurar Espaço-tempo Para As Humanidades No Currículo Escolar, Mas Também Encarar O Desafio De Reconsiderar, Reexaminar E Reformular A Relevância E Os Fundamentos Da Própria Concepção De Humanismo Capaz De Inspirar As áreas De Conhecimento A Se Reconhecerem Como Produções Humanas Situadas No Tempo E No Espaço, Passíveis, Portanto, De Questionamentos, De Revisão E De Renovação, E Não Como Verdades Absolutas A Serem Transmitidas E Consumidas. A Presença Por Si Só Dessas Disciplinas No Currículo Não Assegura Sua Efetividade Na Dinâmica Formativa Dos Sujeitos. É Indispensável O Amplo E Profundo Debate Quanto Ao Possível Papel Dessas Disciplinas No Processo Formativo Das Novas Gerações. A Retirada Das Humanidades Do Currículo Escolar Desdobra-se Num Movimento Mais Abrangente De Alijamento Da Formação Humana Para Um Mundo Humano. Mas Esse Alijamento Também Pode Acontecer A Partir Do Modo Como Se Concebem E São Trabalhados Na Prática Escolar Os Conhecimentos Das Disciplinas Humanísticas. Uma Saída Possível Pode Ser Buscada Com O Reconhecimento Do Trabalho Docente Como Tarefa Do Pensamento, Como Busca Dos Fundamentos De Cada área De Conhecimento, Para Além Do Saber-fazer. Aponta-se Como Alternativa A Recuperação Da Dimensão Narrativa Da Educação, Em Todas As áreas, Como Um Modo De Desesclerosar O Conhecimento E Recuperar O Protagonismo Dos Sujeitos Em Sua Produção. As Humanidades, Abordadas Criticamente, Carregam O Potencial De Proporcionar Aos Sujeitos Do Processo Educativo Os Elementos Necessários Para A Produção De Subjetividades Capazes De Pensamento Crítico E De Empatia, Virtudes Indispensáveis Para A Convivência Humana Democrática, Condição De Possibilidade De Se Produzir Mundo Comum.

Editora: Editora Appris

Páginas: 150

Ano: 2021

Edição:

Linguagem: pt

ISBN: 6525016363

ISBN13: 9786525016368

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