Título: Educação Para a Democracia no Brasil. Fundamentação Filosófica a Partir de John Dewey e Jürgem Habermas
Autor: Guilherme Perez Cabral
Sinopse: “Pensar a democracia e a educação para sua consolidação não permite o descuido de se perder de vista o lugar do qual se fala. No contexto brasileiro, implica refletir sobre a construção de um sentido sobre o chão de uma história de inexperiência da democracia e de profundo desrespeito aos direitos humanos (...) nesse passo, tem-se exigido pouco, um mínimo procedimental, para a adjetivação da organização social como democrática. Os sentidos desfocam, distorcem, obscurecem o texto constitucional. Restringe-se a leitura enriquecida que a experiência democrática, constitucionalmente arquitetada, pode compreender. é diante desse cenário que, com o amparo da filosofia social de dewey e de habermas, são descortinadas perspectivas hermenêuticas às instituições e procedimentos democráticos e educacionais, alinhadas com a tradição da modernidade, revisitada criticamente. Tradição que, afinal, inscreveu a democracia e a educação na constituição. Abrem-se horizontes de experimentação social e política, sob o estado democrático de direito, que, orientados à práxis emancipatória, partem do reconhecimento da incompletude de nosso percurso histórico. Buscam, para além de entender os fracassos, aprender com os erros, valendo-se, também, dos progressos e instrumentais proporcionados pela modernidade”.
Editora: Alameda
Páginas:
Ano: 2017
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 857939497X
ISBN13: 9788579394973
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