Skip to content Skip to footer
EDUCAÇÃO INFANTIL: princípios e propostas – o que não pode faltar?

Título: EDUCAÇÃO INFANTIL: princípios e propostas – o que não pode faltar?

Autor: Dirce Hechler Herbertz - Maria Inês Côrte Vitória

Sinopse: A pesquisa sobre o cotidiano da Educação Infantil nos têm possibilitado caracterizar as dimensões presentes na prática pedagógica; mapear a atuação dos professores; conhecer as percepções dos docentes sobre os inúmeros aspectos ligados à formação da criança. Adotar uma escuta atenta e dar voz a todos os que participam do projeto educativo que cerca o aluno favorece o exercício constante de aceitação do outro, além de estimular uma prática docente menos solitária e mais solidária. A partilha de diferentes saberes contribui para um clima de respeito e confiança na comunidade escolar, reforçando a idéia de que a criação de um ambiente de diálogo e tolerância pode representar um dos elementos sob os quais toda a educação deveria se assentar. Talvez possamos pensar que a valorização daquilo que as crianças trazem de seu contexto para dentro da escola, dando relevo às experiências por elas vividas, estimulando a participação, incentivando os avanços por elas conquistados, pode representar um ponto de partida promissor quando se trata de promover uma educação que assume o desafio de estar em constante superação e atualização de um ideário pedagógico que coloque no centro o estudante e seu papel ativo na aprendizagem e auto- formação. Nessa perspectiva, o papel da educação infantil é fundamental no que se refere a estimular a curiosidade, desenvolver a imaginação, promover o protagonismo infantil, incentivar o brincar e a integração entre os pares. Talvez analisar sistematicamente a forma como tais práticas se projetam sobre os alunos, possa tencionar e problematizar o próprio professor, que, retirando destes dados suas opções e recursos pedagógicos poderá aprimorar continuamente tanto o processo de construção de conhecimento das crianças a ele confiadas, quanto refinar a própria atuação docente, criando novos modelos de desenvolvimento humano baseados em ciência, inclusão social e cuidado do meio ambiente.

Editora: EDITORA CRV

Páginas:

Ano: 2018

Edição:

Linguagem: pt-br

ISBN: 8544425402

ISBN13: 9788544425404

Informações do autor não encontradas.



E-mail
Password
Confirm Password
0
    0
    Seu Carrinho
    Carrinho VazioContinue Comprando