Skip to content Skip to footer
Educação Escolar, Teoria Cotidiano e a Escola de Vigotski

Título: Educação Escolar, Teoria Cotidiano e a Escola de Vigotski

Autor: Newton Duarte

Sinopse: Iniciaremos com uma constatação: é raro encontrar entre os educadores que se preocupam com a questão do cotidiano, uma reflexão sobre o significado desse termo. No mais das vezes ele é adotado e utilizado em sua acepção cotidiano e de forma cotidiana, ou seja, é adotado o significado corrente e natural da palavra e isso é feito de forma espontânea, não reflexiva, como uma obviedade. Uma outra constatação é a de que essa atitude de naturalidade para com o significado de cotidiano se faz presente até mesmo em estudos que procuram adotar uma atitude crítica para com o cotidiano. No caso específico da educação escolar, adoção espontânea desse significado de cotidiano traz consigo também respostas espontâneas e perguntas quase nunca formuladas de maneira clara e explícita. São perguntas como: a atividade educativa escolar é parte integrante da vida cotidiana? A mesma pergunta pode ser feita de outra forma: quando nos referimos ao cotidiano de nossa sociedade contemporânea, podemos incluir a educação escolar como parte integrante desse cotidiano? Uma outra dessas perguntas seria: podemos considerar a relação entre educação escolar e prática social do indivíduo, como sinônimo da relação entre educação escolar e vida cotidiano do indivíduo?

Editora: Autores Associados

Páginas:

Ano: 2007

Edição: 3

Linguagem: pt-br

ISBN: 8585701366

ISBN13: 9788585701369

Informações do Autor

Nome: Big Boy

Descrição: DJ

Biografia: Big Boy, pseudônimo de Newton Alvarenga Duarte foi um importante disc jockey de sua época, responsável por uma revolução no estilo de apresentação e na programação musical do rádio no Brasil.

E-mail
Password
Confirm Password
0
    0
    Seu Carrinho
    Carrinho VazioContinue Comprando