Título: Educacao e Antropologia: Construindo Metodologias de Pesquisa
Autor: Gilmar Rocha
Sinopse: A Motivação Para O Desenvolvimento Desse Livro Tem Como Base Nossas Experiências Docentes Na Educação Básica Na Rede Escolar Pública, Na Graduação E Na Pós-graduação Nas Universidades E Outras Instituições De Ensino. E Uma Questão Que Sempre Se Afigura Como Central E Problemática é A Da Metodologia. Muitas Vezes A Confusão Entre Técnicas De Pesquisa E Métodos, Lacunas Na Compreensão De Que Metodologia Consiste Em Teoria, Passando Pelas Dificuldades Na Elaboração De Projetos De Pesquisa Nos Leva A Pensar- Por Que A Questão Metodológica Se Apresenta De Modo Tão Dramático, Angustiante, Por Vezes Desesperador, Para Os Candidatos Ao Ofício Da Ciência? Desde Estas Perspectivas, Asseguramos Que Esse Livro Não Tem A Pretensão De Ser Um Receituário De Metodologias Para Se Fazer Pesquisa. Fato Que, Aparentemente, Parece Mais Complicado Ainda Quando Se Trata Das Ciências Sociais E Humanas. É O Que Nos Mostra Alguns Dos Artigos Que Compõem Este Livro, Em Que A Própria Categoria Metodologia Passa A Ser Questionada. A Verdade é Que A Metodologia Não Se Reduz A Métodos, Posto Que, Do Ponto De Vista Epistemológico E ético, Implica Em Opções Teóricas, Reflexões, Dúvidas, Limites, Desafios Colocados Ao Pesquisador. Pois, é O Momento No Qual Passamos A Refletir Sobre As Escolhas Que Fazemos E Quais As Suas Conseqüências (inclusive, Para Os Outros ) Na Produção Do Conhecimento. Tomando Emprestado A Levi-strauss Uma Expressão Conhecida, Sem A Intromissão Da Imaginação, Da Criatividade, Da Sensibilidade, Desses Hóspedes Não Convidados Do Conhecimento Não Há Ciência, Menos Ainda A Necessidade De Refletir Sobre Metodologias.
Editora: CRV
Páginas: 182
Ano: 2013
Edição: Cincias Humanas e Sociais
Linguagem: pt-br
ISBN: 8580427312
ISBN13: 9788580427318
Informações do autor não encontradas.