Título: Educacao de Surdos Pelos Proprios Surdos: Uma Questao de Direitos
Autor: Sílvia Andreis Witkoski
Sinopse: No transcorrer deste livro o leitor encontrará a discussão do tema educação de surdos e inclusão construída por meio dos discursos sinalizados pelos próprios sujeitos a partir do olhar (de dentro) de quem é surdo e conhece de forma visceral as experiências da inclusão enquanto que a educação que almejam ainda se constitui em uma exceção à regra. São sujeitos historicamente silenciados pelos estigmas e preconceitos que lhes são atribuídos e para quem são construídas políticas educacionais a partir da perspectiva inclusiva ouvinte. A leitura presente leva o leitor a conhecer e entender qual a educação que os surdos defendem e porque a grande maioria se opõe à política educacional que prevê sua inclusão indiscriminada no ensino regular o que subtrai o direito legalmente previsto em lei de que possam receber uma educação bilíngue em escola própria. Nesta perspectiva destaca-se que ensino bilíngue tem como eixo de sustentação a Língua de Sinais como língua de instrução para o surdo e a língua oral oficial do país como segunda língua. E somente num ambiente linguístico naturalmente bilíngue é que este alunado terá de fato a possibilidade de construir-se enquanto sujeito usuário da Língua de Sinais como primeira língua promovendo a aprendizagem da língua oral por meio da metodologia de segunda língua.
Editora: CRV
Páginas: 114
Ano: 2012
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8580424615
ISBN13: 9788580424614
Informações do autor não encontradas.