Título: Durante aquele estranho chá: Perdidos e achados
Autor: Lygia Fagundes Telles
Sinopse: Organizado durante dois anos pelo jornalista e estudioso da obra de Lygia Fagundes Telles, Suênio Campos de Lucena, este livro conta um pouco mais da vida da escritora, surpreendendo, mais uma vez, pela leveza e extrema atualidade do seu texto. O livro fala de seus pares, de cultura e literatura brasileiras. Em pequenos textos, a descrição de encontros e perfis memoráveis com escritores, como Simone de Beauvoir, Jorge Luis Borges, Carlos Drummond de Andrade, Monteiro Lobato, Jorge Amado, Hilda Hilst, Mário de Andrade (quando era apenas uma estudante de Direito de boina) e Clarice Lispector, entre outros. Ganha destaque o tocante depoimento da escritora em torno do estudioso e crítico de cinema Paulo Emilio Salles Gomes, seu marido, falecido em 1977. Além deles, há ainda relatos de viagens (À Suécia e ao Irã) e, por fim, textos sobre a Língua Portuguesa (A última flor do lácio, segundo Olavo Bilac) e a condição feminina.
Saiu na Imprensa:
Estado de Minas / Data: 10/8/2002
Paixão pelo ofício da escrita
Carlos Herculano Lopes
Depois do bem-sucedido livro de entrevistas 21 Escritores Brasileiros (Escrituras), já na terceira edição, o jornalista e professor universitário baiano Suênio Campos de Lucena, fã confesso da obra de Lygia Fagundes Telles , durante cerca de dois anos se lançou a um novo desafio – garimpar tudo o que pudesse encontrar em jornais e revistas a respeito da autora de As Meninas. O resultado de tal empreitada, traduzido agora em Durante Aquele Estranho Chá, não poderia ser melhor, pois Suênio Campos conseguiu, com a ajuda da própria escritora, que revisou e refez muito dos textos, legar ao leitor um painel ao mesmo tempo lúcido e sedutor da trajetória pessoal e literária da romancista.
‘Não se trata de um livro sobre a minha vida, embora tenha leves pitadas biográficas’, disse a própria Lygia Fagundes Telles. E foi melhor assim, já que, sem a necessidade de se prender a dados estritamente pessoais da escritora a partir de suas viagens, de encontros com outros autores, no seu ofício de escrever, junto às pessoas que amou, etc. Tudo isto em um texto leve, construído ao sabor dos acontecimentos e, sobretudo, com muita paixão, não só pela obra e pelo ser humano Lygia Fagundes Telles, do qual o jornalista é grande amigo, mas também pelo próprio ofício de escrever.
Veja mais
Sobre o autor:
TELLES, LYGIA FAGUNDES
Contista e romancista, Lygia Fagundes Telles nasceu em São Paulo, mas passou a infância em pequenas cidades do interior do estado, onde o pai, o advogado Durval de Azevedo Fagundes, foi promotor público e delegado. A mãe, Maria do Rosário (Zazita), era pianista. Voltando a residir com a família em São Paulo, a escritora formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e ainda na Escola Superior de Educação Física da mesma Universidade. Foi casada com o jurista Goffredo Telles Junior, do qual se divorciou. Casou-se em seguida com o ensaísta e crítico de cinema Paulo Emilio Salles Gomes. Lygia Fagundes Telles participa de várias antologias de contos, publicadas no Brasil e no exterior. Faz parte da Academia Brasileira de Letras.Escreveu mais de 30 obras, sendo uma das maiores escritoras brasileiras.
Editora: Rocco
Páginas: 203
Ano: 2002
Edição: Literatura Brasileira
Linguagem: pt
ISBN: 8532514006
ISBN13: 9788532514004
Informações do Autor
Nome: Lygia Fagundes Telles
Descrição: Escritora brasileira
Biografia: Lygia Fagundes da Silva Telles, também conhecida como "a dama da literatura brasileira" e "a maior escritora brasileira" enquanto viva, foi uma escritora brasileira, considerada por acadêmicos, críticos e leitores uma das mais importantes e notáveis escritoras brasileiras do século XX e da história da literatura brasileira.