Skip to content Skip to footer
Dos Leitores Que Temos Aos Leitores Que Queremos

Título: Dos Leitores Que Temos Aos Leitores Que Queremos

Autor: Iolanda Ribeiro, Fernanda Leopoldina Viana

Sinopse: PREFACIO Vivemos um momento da historia da humanidade em que assistimos, simultaneamente, ao pleno reconhecimento da leitura como factor decisivo para o desenvolvimento individual e coesao social, mas tambem ao aparecimento de um tipo de leitor, de caracteristicas ainda imprevisiveis, que nos alerta para a crescente responsabilidade dos diferentes mediadores de leitura - Familia, Escola e outros agentes sociais - para uma intervencao que, necessariamente, se quer mais precoce, e que permita que a formacao de leitores se faca de forma consistente, dada a maior complexificacao e exigencia que as competencias literacitas vem assumindo nos nossos dias. Este reconhecimento nao teria, no entanto, qualquer impacto se nao fosse acompanhado do esforco e merito dos investigadores e Universidades que procuram suporte cientifico para enquadrar a aquisicao de comportamentos de leitura e, assim, possibilitar o desenho de modelos e praticas sustentadas de formacao de leitores. E o caso deste conjunto de artigos que reflectem sobre as questoes associadas a esta tematica e. ainda, sobre o papel dos agentes responsaveis pelo desenvolvimento dos mecanismos subjacentes a aquisicao da leitura e ao seu envolvimento nos respectivos processos. Apropriando-nos das palavras-chaves do capitulo que da nome ao livro - interaccao e partilha - diriamos que estas se assumem como transversais, nos modelos dialogicos que sustentam a criacao e desenvolvimento de habitos de leitura, referidos nos diferentes capitulos, tanto no ambito dos projectos de literacia familiar e/ou emergente, mas tambem na responsabilidade acrescida da escola no contexto actual. Palavras-chaves de que a biblioteca se sente parceira, no percurso colectivo e individual que a escola representa, pela centralidade que nestas materias deve ocupar, mas tambem porque o seu espaco e ele proprio de partilha e interaccao, consigo, com outras bibliotecas escolares, com a biblioteca publica. A investigacao nesta area proporciona aos [...]

Editora: Almedina

Páginas:

Ano: 2009

Edição:

Linguagem: pt-br

ISBN: 9724040119

ISBN13: 9789724040110

Informações do autor não encontradas.

E-mail
Password
Confirm Password
0
    0
    Seu Carrinho
    Carrinho VazioContinue Comprando