Título: Diário Pedagógico. O Uno e o Múltiplo das Reflexões Docentes
Sinopse: A interpretação da experiência e vivência da prática docente dos professores por meio da escrita dos diários tem sido focalizada na pesquisa qualitativa em educação. Nesta obra, está sistematizado o resultado de pesquisa-ação desenvolvida durante o c urso de mestrado, cujos interlocutores eram professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escola pública. A reflexão aguçada diante do mundo faz parte da natureza existencial da vida humana. Por conseguinte, a pertinência e o sentido da pesquisa são explicados não apenas pelo pensamento e pela ação, mas porque o ser humano está em ação e para além desta. É fato que ações e necessidades superam escolhas apriorísticas, visto que são frutos das condições sócio-históricas que a pessoa se inclui e se transpõe porque a ação tem caráter social. Considerando que a significação vai além da palavra dada pelo falante e interlocutor, pois é o efeito da interação da minha voz com a com voz do outro. Nesse caso, as interações com as discentes do curso de Pedagogia e as enunciações produzidas por via do curso de Doutorado (2014) foram fundamentais e determinantes para que me engajasse nessa publicação. Ao longo deste livro, as narrativas da prática docentes revelam a dimensão reflexiva desencadeada na e a partir da prática pedagógica, informando o encontro com os diários, a relação ensinar-aprender e a influência da escrita dos diários na docência, explicitando limites e possibilidades do trabalho docente.
Editora: CRV
Páginas:
Ano:
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 854440653X
ISBN13: 9788544406533