Título: Diário do Hospício. O Cemitério dos Vivos
Autor: Lima Barreto
Sinopse: No Natal de 1919, Lima Barreto deu entrada no Hospital Nacional dos Alienados. Não era sua primeira internação. Em 1914, estivera na mesma instituição por quase dois meses. Nessa segunda temporada no inferno, resistiu à loucura, registrando, em precárias tirar de papel, toda sorte de humilhações e de reflexões dramáticas que resultaram no "Diário do Hospício" e no romance "O cemitério dos vivos"
Desde sua publicação póstuma em 1953, os dois textos se iluminam no seu hibridismo de testemunho e ficção, como revela o notável prefácio de Alfredo Bosi. O Diário do Hospício continua a comover os leitores, graças à lucidez que o escritor manteve em meio ao desespero e que pode ter algum paralelo com a "calma mesmo na catástrofe que Van Gogh perseguiu em seus quadros.
Esta edição, com mais de 100 notas elaboradas por Augusto Massi e Murilo Marcondes de Moura, esclarece o contexto ideológixo em que se debateu Lima Barreto. Traz ainda uma antologia de crônicas de Machado de Assis, Raul Pompeia e Olavo Bilac a respeito da Loucura e uma impressionante reportagem de Raymundo Magalhães sobre o hospício. O material iconográfico torna mais visível a experiência vivida pelo escritor.
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 295
Ano: 2017
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8535929509
ISBN13: 9788535929508
Informações do Autor
Nome: Lima Barreto
Descrição: Jornalista e escritor brasileiro
Biografia: Afonso Henriques de Lima Barreto foi um jornalista e escritor brasileiro. Publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX.