Título: Depois do movimento moderno: Arquitetura da metade do século xx
Autor: Josep maria Montaner
Sinopse: Product Description
O presente livro parte de uma premissa singular: analisa a estrutura das realizações arquitetônicas e das teorias a partir da Segunda Guerra Mundial, depois do surgimento das vanguardas e da institucionalização de parte delas como movimento moderno. Tal análise se dividiu em três períodos: as continuidades e revisões propostas entre 1945 e 1965, a configuração da denominada arquitetura pós-moderna e as diversas e atomizadas posturas expostas nos últimos anos, entre 1977 e 1992.
É a primeira vez que um texto profusamente ilustrado mostra com rigor o objetivo de interpretar as obras e os arquitetos mais transcendentais da arquitetura contemporânea, situando o movimento moderno como fenômeno histórico já superado e permitindo ao leitor seguir os passos da evolução das diversas tradições, concepções e posturas arquitetônicas.
Este livro analisa as propostas arquitetônicas que são referências básicas na transformação geral da arquitetura. Isto se uniu a um estrito critério de seletividade, já que toda construção histórica e crítica é necessariamente seletiva. Tanto as teorias mais definitivas e influentes quanto os projetos e edifícios mais representativos apresentam um peso similar.
Excerpt. © Reprinted by permission. All rights reserved.
O esquema explicativo do livro parte da idéia de "postura arquitetônica", termo criado pelo crítico britânico Roy Landau.1 Seguindo a Omre Lakatos e Michel Foucalt, Landau considera que em cada arquiteto ou artista é possível descobrir um hard core de princípios invioláveis que podem nos ajudar a identificar exatamente que faz com que um seja diferente de outro e que alguns arquitetos possam agrupar-se em determinadas posturas. Descobrir quais são as regras formais, tecnológicas, políticas e éticas que cada um segue, esclarecer se predomina a vontade de seguir a tradição ou a constante reinvenção, tudo isto pode permitir que se desvende quais são as normas para elaboração de conceitos e teorias. Isto significa que podem ser estabelecidas semelhanças e diferenças em relação às concepções arquitetônicas dominantes, constatando que as diferentes atitudes relacionadas ao projeto, à relação com o lugar e o entorno urbano, à estrutura espacial adotada, aos materiais utilizados, ao uso de ornamentação ou não, à idéia de usuário que se desenvolve, etc., podem ser agrupadas em diversas posturas que mantêm uma coerência interna e continuam, sintetizam ou se opõem a tradições culturais existentes. Esta primeira edição em português teve como referência a quarta edição em espanhol, que foi corrigida e revisada completamente em 1999
Editora: Editorial Gustavo Gili, S.L.
Páginas: 272
Ano: 2002-01-07
Edição: 1
Linguagem: pt
ISBN: 8425218284
ISBN13: 9788425218286
Informações do Autor
Nome: Josep Maria Montaner
Descrição: Arquiteto e historiador
Biografia: Josep Maria Montaner é um arquiteto, historiador, e professor catalão. É professor catedrático da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona.