Título: Cultura, Conhecimento e Curriculo: Contribuicoes da Pedagogia Historico-critica
Autor: Malanchen
Sinopse: A autora analisa, no primeiro capítulo, as políticas curriculares nacionais a partir da década de 1990, nas quais se expressa, com nitidez, a hegemonia das pedagogias do aprender a aprender, especialmente no que se refere à concepção relativista e fragmentadora do que seja a cultura e o conhecimento. Isso levou a autora a se deter, no segundo capítulo, nos principais aspectos do multiculturalismo no campo dos estudos sobre currículo. Os impasses gerados pela ideologia pós-moderna, da qual o multiculturalismo é expressão, não encontram solução a não ser que se adote a perspectiva materialista, histórica e dialética do processo histórico de construção da cultura. Assim, no terceiro capítulo, a autora debruça-se sobre contribuições da teoria marxista da cultura para os debates sobre: a objetividade e a historicidade dos conhecimentos, a dialética entre o relativo e o absoluto no processo histórico de permanente apropriação da realidade pelo pensamento; a dialética entre contextualização e universalidade das produções culturais; os reflexos da luta de classes nas ciências, nas artes e na filosofia; limites e possibilidades da luta pela superação da alienação etc. A perspectiva marxista fornece os fundamentos com base nos quais a autora, no quarto capítulo, aborda algumas contribuições da pedagogia histórico-crítica a uma teoria do currículo, estando, porém, consciente do caráter exploratório e introdutório de tal reflexão. A leitura deste livro impulsionará os leitores a agirem em duas direções complementares. A primeira é a de continuidade do esforço coletivo de elaboração teórica da teoria do currículo na perspectiva histórico-cultural. Nesse sentido, convido os leitores a avaliarem minha contribuição a essa linha de estudos, consubstanciada no livro Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos, publicado pela editora Autores Associados neste ano de 2016. A outra direção na qual o livro da professora Julia Malanchen estimulará a ação dos educadores será a [...]
Editora: Autores Associados
Páginas:
Ano: 2016-01-01
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8574963690
ISBN13: 9788574963693
Informações do autor não encontradas.